Em turnê pela Europa, o BaianaSystem está lançando dois vinis inéditos: “Futuro Dub” e “O Mundo Dá Voltas”. A banda, com patrocínio da Visit Brasil – Embratur e Prefeitura Municipal de Salvador, leva pela primeira vez ao Velho Continente seu ato afro rock, batizado de “Lundu Rock Show”.
A nova fase do BaianaSystem
“O Mundo Dá Voltas” (2025), o novo disco do BaianaSystem, chegou ao público em janeiro como uma sequência de “O Futuro Não Demora” (2019). De acordo com a banda, este novo ciclo de criação tem como essência as trocas, as colaborações e as energias depositadas, com o protagonismo de cada integrante do universo musical. Além disso, a construção desse mundo se transforma a partir da visão do observador, de sua localização, língua e cultura.
Com apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e Governo do Estado da Bahia, além do apoio institucional do British Council e Instituto Guimarães Rosa, a turnê do BaianaSystem, após a passagem pela Oceania, retorna à Europa para dez apresentações. A caravana passará por Irlanda, Inglaterra, Portugal, Espanha, Holanda, Suíça e Alemanha, seguindo um ciclo que, segundo a banda, dá sentido ao processo de criação e transformação de sua arte. A realização da turnê é da Máquina de Louco, com produção local da Primeira Linha.
Lançamento dos vinis “Futuro Dub” e “O Mundo Dá Voltas”
O grupo está materializando a conexão entre os dois trabalhos com o lançamento de dois vinis: “Futuro Dub”, versão Dub do álbum de 2019 vencedor do Grammy Latino, feita por Buguinha Dub, parceiro de longa data do grupo e um dos nomes mais importantes do Dub no Brasil. O outro é “O Mundo Dá Voltas”, álbum que define este momento do BaianaSystem.
O show “Lundu Rock Show”
Este ano, o Baiana leva pela primeira vez à Europa o seu ato afro rock, batizado de “Lundu Rock Show”. Vários elementos se unem para ajudar a contar essa história, como a dança, com Elivan Conceição, que assume personagens como Saci e Capim-Guiné, levando para o palco a força da dança de rua aliada à dança contemporânea da Bahia. A estética artística e visual foi concebida por Filipe Cartaxo, com a colaboração de Cau Gomez, cartunista premiado, e Core, artista visual baiano com importante trabalho nas ruas de Salvador.
Para a Europa, a caravana do BaianaSystem é composta por Russo Passapusso (vocal), Roberto Barreto (guitarra baiana), Sekobass (baixo e synth), Claudia Manzo (vocal), Ubiratan Marques (teclados), João Meirelles (bases e eletrônicos), Junix 11 (guitarra) e Ícaro Sá (percussão).
A última turnê europeia, em 2024, celebrou os 15 anos do BaianaSystem, começando com um show na primeira edição do festival Coala em Portugal, seguido por apresentações com ingressos esgotados em Londres, Amsterdã e Berlim.
Com raízes na música afro baiana e nas manifestações populares de rua, o novo show apresenta um BaianaSystem em sua expressão mais catártica, folk e rock, equilibrada em sua conexão natural com o cancioneiro popular brasileiro.
Sobre o BaianaSystem
O BaianaSystem é um projeto audiovisual que parte de uma Bahia profunda e seu legado ancestral, para uma troca com o que se produz ao redor do mundo. As principais fontes de pesquisa são os ritmos afrolatinos, o samba reggae, o rock, o pop e as manifestações populares, com destaque para o Carnaval. O grupo se utiliza de linguagens variadas para traduzir em arte os pensamentos que passam por expressões culturais, políticas e sociais. A guitarra baiana, a percussão afrobaiana, os beats eletrônicos, os vídeos, as poesias e os textos ajudam a contar essa história.
O coletivo, criado em 2009, possui seis álbuns lançados: “O Mundo Dá Voltas” (2025), “Oxeaxeexu” (2021), “Gilbaiana ao Vivo em Salvador” (2020), com Gilberto Gil, “O Futuro Não Demora”(2019), vencedor do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, “Duas Cidades” (2016) e “BaianaSystem” (2010). Além disso, o grupo já realizou participações com artistas como Margareth Menezes, Manu Chao, Olodum, Adrian Sherwood, Tropikilazz, Os Gilsons, Nação Zumbi e Elza Soares, entre outros. Nesta trajetória, o BaianaSystem já se apresentou pela Europa e em países como EUA, Japão e China, passando por festivais internacionais como New Orleans Jazz Festival, Fuji Rock e Roskilde Festival, além dos principais do Brasil, como Rock in Rio, Lollapalooza e João Rock.
Eurotour BaianaSystem 2025:
- 9/9 – Dublin – Button Factory
- 10/9 – London – Here at Outernet
- 12/9 – Porto – Hard Club
- 13/9 – Almancil – Festival Pé na Terra
- 14/9 – Lisboa – Monsantos Open Air
- 16/9 – Barcelona – Sala Apolo
- 17/9 – Amsterdam – Melkweg
- 18/9 – Genéve – Alhambra
- 20/9 – Zürich – Rote Fabrik
- 21/9 – Berlin – Astra
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.