HBO Max lança série sobre escândalo das ‘pílulas de farinha’

Capa da série documental 'Pílula de Farinha: O Escândalo Que Gerou Vidas' na HBO Max.

Imagem meramente ilustrativa.

A HBO Max estreia em 30 de setembro a série documental Pílula de Farinha: O Escândalo Que Gerou Vidas. A produção, dividida em três episódios, revisita e investiga o caso das chamadas “pílulas de farinha”, que marcou o Brasil nos anos 90. Os episódios serão lançados semanalmente no canal por assinatura e na HBO Max.

O escândalo das pílulas de farinha

Em 1998, cerca de 600 mil comprimidos sem efeito do anticoncepcional Microvlar chegaram às farmácias do país. Isso ocorreu após o uso de placebos em testes de embalagem realizados pelo laboratório Schering do Brasil. O resultado foi inúmeras gestações inesperadas, famílias desestruturadas e um dos maiores escândalos da indústria farmacêutica nacional.

Pílula de Farinha: O Escândalo Que Gerou Vidas revisita a apuração jornalística que revelou o episódio. Além disso, dá voz às vítimas do caso, trazendo novos olhares para as batalhas judiciais e os desdobramentos emocionais que se seguiram, marcados por pressões, abusos e tentativas de silenciamento.

Relatos e denúncias

A produção apresenta as primeiras denúncias e os relatos de mulheres que foram surpreendidas por gestações imprevistas, como Paloma, Silvana, Meire, Maria Lúcia e Inês. A série expõe a misoginia que permeou a condução das investigações e a tentativa de responsabilizar as vítimas. Ainda, é debatido o papel do laboratório no caso e diferentes teorias, adicionando uma camada de mistério e intriga à série.

Sinopse dos episódios

Episódio 1 (30 de setembro)

Mulheres têm suas vidas reviradas ao descobrirem que estão grávidas, mesmo tomando o anticoncepcional mais popular do Brasil. Um grupo de jornalistas apura que lotes de placebo foram vendidos por todo o país ao invés do remédio verdadeiro.

Episódio 2 (7 de outubro)

Roubo? Chantagem? Conspiração? Investigações vão atrás de respostas sobre como as pílulas de placebo chegaram indevidamente ao mercado. Enquanto isso, as vítimas tentam reestruturar suas vidas e buscar a reparação do laboratório na Justiça.

Episódio 3 (14 de outubro)

Um novo escândalo envolvendo o anticoncepcional gera ainda mais revolta. As vítimas vivem a tensão do parto e da luta judicial contra o laboratório, que atinge seus níveis mais extremos, deixando cicatrizes que são sentidas até hoje.

Pílula de Farinha: O Escândalo Que Gerou Vidas é uma série documental coproduzida pela Farra e a Warner Bros. Discovery, com direção geral de Cassia Dian, direção de conteúdo de Jana Medeiros e produção executiva de Gui Vieira, com supervisão de Sergio Nakasone, Adriana Cechetti e Verônica Villa, representantes da Warner Bros. Discovery.


Por favor, nos ajude avaliando esse artigo!

Comentários

Deixe um comentário