Instagram dita consumo de universitários, aponta pesquisa

Universitários usando Instagram

Imagem meramente ilustrativa.

O Instagram se mantém como a rede social mais utilizada entre universitários brasileiros, influenciando diretamente seus hábitos de consumo e comportamento. Marcas de esportes, moda, beleza e serviços financeiros estão entre as preferidas desse público. Essa é uma das principais conclusões de uma pesquisa realizada com universitários de três regiões do Brasil, com idades entre 18 e 23 anos.

A pesquisa, conduzida pela universitech Cheers, que possui um aplicativo utilizado por 2 milhões de estudantes para acessar eventos, dimensiona os hábitos e o consumo de mídias digitais entre esses jovens.

O Domínio do Instagram e a Ascensão do TikTok

O levantamento mostra que o Instagram é utilizado diariamente por 95% dos entrevistados. Além dele, o TikTok também se destaca, com uso diário por 75% dos jovens. Contudo, essa rede não é usada apenas para entretenimento. Segundo o estudo, ela também molda o consumo, o comportamento e as influências dos usuários.

O YouTube, por sua vez, mantém sua relevância devido à cultura de seu uso. Ele é a plataforma preferida para conteúdos mais aprofundados. A pesquisa também observa que a rede social X (antigo Twitter), apesar de suas oscilações, ainda encontra espaço em nichos engajados.

Marcas e Marketing de Influência

Durante o estudo da Cheers, foi feita a seguinte pergunta aos participantes: “Quais marcas você acompanha nas redes sociais que te representam ou te inspiram?”. Não foram dados exemplos nem sinalizado nenhum segmento, com o objetivo de identificar as marcas que realmente estão presentes na mente das novas gerações.

A diversidade de marcas foi o principal resultado. Gigantes tradicionais, como Nike e Adidas, de artigos esportivos, lideram as citações. No entanto, outras categorias também se destacaram nas respostas.

Beleza, Moda e Finanças na Mira dos Jovens

No segmento de beleza e cuidados pessoais, as marcas mais citadas foram Wepink, Grupo Boticário, Natura e Boca Rosa. No varejo de moda, Lojas Renner S.A., Shein e Youcom se sobressaem, “conquistando espaço significativo”, conforme destaca o estudo. Já no entretenimento, a Netflix lidera as preferências.

Contrariando expectativas, a pesquisa revela que a juventude se preocupa com a vida financeira. Uma das marcas mais lembradas pelo público é justamente do setor de serviços financeiros: o Nubank.

O que essas marcas têm em comum? Não é apenas o produto, mas a capacidade de entregar qualidade, inovação, autenticidade e, acima de tudo, um alinhamento real com os valores e aspirações do público jovem. Eles buscam marcas que os representem e os inspirem no dia a dia.

— Gabriel Russo, fundador e CEO da Cheers

Sobre a Pesquisa e a Cheers

A pesquisa foi realizada com uma amostra qualitativa de 500 dos 2 milhões de usuários das soluções da Cheers. O público participante do estudo se concentra nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O objetivo, segundo Russo, foi obter uma compreensão dos hábitos e consumos de jovens universitários e “transformar essa compreensão profunda em inteligência de mercado”.

A Cheers nasceu em 2018, em Curitiba, como a primeira universitech do Brasil. A startup surgiu inicialmente para facilitar o cotidiano de estudantes e entidades acadêmicas, com a digitalização de ingressos para eventos. O modelo inovador substituiu os antigos bilhetes de papel por ingressos digitais com QR Code, otimizando o controle de acesso e reduzindo o impacto ambiental. Com o tempo, a plataforma evoluiu para oferecer ao público jovem algo além, tornando-se um ponto de conexão para bares e baladas, além de oferecer um sistema de gestão completo às atléticas e associações estudantis, incluindo marketplace. Atualmente, cerca de 4 mil entidades acadêmicas de todo o Brasil já são parceiras da universitech.

Mais informações estão disponíveis em https://cheers.com.br/.


Por favor, nos ajude avaliando esse artigo!

Comentários

Deixe um comentário