Marina Itajaí: diretor media painel sobre economia azul em congresso

Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí, fala em congresso sobre economia azul.

Imagem meramente ilustrativa.

Itajaí (SC), referência nacional em infraestrutura náutica, sediará a 3ª edição do Portos & Costas Brasil, congresso técnico que acontece nos dias 22 e 23 de setembro. Durante o evento, Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí, engenheiro civil e especialista em estruturas náuticas, atuará como mediador do painel “Marinas e Cruzeiros”. O encontro deve reunir especialistas para debater o impacto econômico e social da indústria náutica e de cruzeiros no Brasil.

Painelistas de renome no Portos & Costas Brasil

No dia 23 de setembro, no encerramento da programação do Portos & Costas Brasil 2025, Carlos Gayoso de Oliveira mediará o painel “Marinas e Cruzeiros”, que reunirá especialistas para discutir o impacto da economia azul no Brasil. As inscrições são limitadas a 280 participantes e podem ser realizadas no site oficial do evento.

O painel contará com nomes como Juliana Menegucci (MTCN – Soluções Sustentáveis), que apresentará o projeto do novo Píer de Cruzeiros de Paranaguá. Além disso, Gabriela Lobato (BR Marinas), abordará a relevância das marinas públicas para o turismo. Marco Ferraz, presidente da CLIA América do Sul, focará no papel estratégico da indústria de cruzeiros. E o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, detalhará as oportunidades ligadas à Marina Beira-Mar Norte.

Economia azul como vetor de desenvolvimento

Para Carlos Gayoso, o debate reforça o papel da chamada economia azul como vetor de desenvolvimento. Ele afirma:

“As marinas e os cruzeiros não são apenas estruturas de atracação, mas sim engrenagens que conectam turismo, lazer, serviços e inovação. Cada nova vaga para embarcação ou atracação de navio gera impactos que vão de empregos em hotéis e restaurantes ao fortalecimento da identidade costeira das cidades. O grande desafio é pensar além da infraestrutura: integrar políticas públicas, sustentabilidade e capacitação para transformar o potencial natural do Brasil em vantagem competitiva de longo prazo”.

— Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí

Marina Itajaí: referência em sustentabilidade e inovação

Com 31 anos, Carlos Gayoso está à frente de um dos principais complexos náuticos do país, que se tornou referência em sustentabilidade e inovação. Sob sua gestão, a Marina Itajaí se consolidou como porta de entrada para navegadores brasileiros e estrangeiros e barcos que superam 60 metros de comprimento.

Entre suas ações, recebeu certificação internacional ISO 14.001/2015 de gestão ambiental e Bandeira Azul. Além disso, oferece apoios e inúmeras atividades focadas na sustentabilidade. Hoje é palco para variados eventos, inclusive, do maior salão náutico do Sul do Brasil, o Marina Itajaí Boat Show.

Hub de lazer e serviços náuticos

Ademais, a gestão e visão empreendedora do executivo contribuíram para tornar o complexo um hub de lazer e serviços náuticos, conectado com eventos, esportes, gastronomia e lazer, e conectando a comunidade. Os planos de expansão incluem a construção em andamento do Boulevard Marina Itajaí, fruto da parceria com a empresa ABECKER, e que deverá ser finalizado na temporada de 2027. Será o maior shopping center em uma marina no país.

A participação de Carlos como mediador reforça o protagonismo da cidade de Itajaí no cenário náutico e turístico nacional.

Serviço

Portos & Costas Brasil 2025

  • Local: Riviera Convention Center – Praia Brava, Itajaí (SC)
  • Data: 22 e 23 de setembro de 2025
  • Painel “Marinas e Cruzeiros”: 23 de setembro, no encerramento da programação
  • Mediação: Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí
  • Inscrições: limitadas a 280 participantes, pelo site https://portosecostas.com.br/

Sobre a Marina Itajaí

Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Brazero Garcia, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.

Mais informações: https://www.marinaitajai.com/


Por favor, nos ajude avaliando esse artigo!

Comentários

Deixe um comentário