Itajaí (SC), referência nacional em infraestrutura náutica, sediará a 3ª edição do Portos & Costas Brasil, congresso técnico que acontece nos dias 22 e 23 de setembro. Durante o evento, Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí, engenheiro civil e especialista em estruturas náuticas, atuará como mediador do painel “Marinas e Cruzeiros”. O encontro deve reunir especialistas para debater o impacto econômico e social da indústria náutica e de cruzeiros no Brasil.
Painelistas de renome no Portos & Costas Brasil
No dia 23 de setembro, no encerramento da programação do Portos & Costas Brasil 2025, Carlos Gayoso de Oliveira mediará o painel “Marinas e Cruzeiros”, que reunirá especialistas para discutir o impacto da economia azul no Brasil. As inscrições são limitadas a 280 participantes e podem ser realizadas no site oficial do evento.
O painel contará com nomes como Juliana Menegucci (MTCN – Soluções Sustentáveis), que apresentará o projeto do novo Píer de Cruzeiros de Paranaguá. Além disso, Gabriela Lobato (BR Marinas), abordará a relevância das marinas públicas para o turismo. Marco Ferraz, presidente da CLIA América do Sul, focará no papel estratégico da indústria de cruzeiros. E o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, detalhará as oportunidades ligadas à Marina Beira-Mar Norte.
Economia azul como vetor de desenvolvimento
Para Carlos Gayoso, o debate reforça o papel da chamada economia azul como vetor de desenvolvimento. Ele afirma:
“As marinas e os cruzeiros não são apenas estruturas de atracação, mas sim engrenagens que conectam turismo, lazer, serviços e inovação. Cada nova vaga para embarcação ou atracação de navio gera impactos que vão de empregos em hotéis e restaurantes ao fortalecimento da identidade costeira das cidades. O grande desafio é pensar além da infraestrutura: integrar políticas públicas, sustentabilidade e capacitação para transformar o potencial natural do Brasil em vantagem competitiva de longo prazo”.
— Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí
Marina Itajaí: referência em sustentabilidade e inovação
Com 31 anos, Carlos Gayoso está à frente de um dos principais complexos náuticos do país, que se tornou referência em sustentabilidade e inovação. Sob sua gestão, a Marina Itajaí se consolidou como porta de entrada para navegadores brasileiros e estrangeiros e barcos que superam 60 metros de comprimento.
Entre suas ações, recebeu certificação internacional ISO 14.001/2015 de gestão ambiental e Bandeira Azul. Além disso, oferece apoios e inúmeras atividades focadas na sustentabilidade. Hoje é palco para variados eventos, inclusive, do maior salão náutico do Sul do Brasil, o Marina Itajaí Boat Show.
Hub de lazer e serviços náuticos
Ademais, a gestão e visão empreendedora do executivo contribuíram para tornar o complexo um hub de lazer e serviços náuticos, conectado com eventos, esportes, gastronomia e lazer, e conectando a comunidade. Os planos de expansão incluem a construção em andamento do Boulevard Marina Itajaí, fruto da parceria com a empresa ABECKER, e que deverá ser finalizado na temporada de 2027. Será o maior shopping center em uma marina no país.
A participação de Carlos como mediador reforça o protagonismo da cidade de Itajaí no cenário náutico e turístico nacional.
Serviço
Portos & Costas Brasil 2025
- Local: Riviera Convention Center – Praia Brava, Itajaí (SC)
- Data: 22 e 23 de setembro de 2025
- Painel “Marinas e Cruzeiros”: 23 de setembro, no encerramento da programação
- Mediação: Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí
- Inscrições: limitadas a 280 participantes, pelo site https://portosecostas.com.br/
Sobre a Marina Itajaí
Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Brazero Garcia, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.
Mais informações: https://www.marinaitajai.com/
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.