Em 18 de setembro, a TV brasileira completa 75 anos. Desde sua chegada, a televisão rapidamente se tornou o principal item de desejo nos lares brasileiros, superando o rádio, que era o principal meio de comunicação até então, e até mesmo as geladeiras.
O impacto cultural da televisão no Brasil
Segundo Luiz Fernando da Silva Jr., professor de Cinema e Audiovisual da ESPM, além de ser um veículo de entretenimento, a televisão se consolidou como uma peça-chave na identidade cultural e no imaginário coletivo nacional.
A TV, rapidamente, no Brasil, deixaria de ser percebida não somente como ‘uma máquina que dá asas à fantasia mais caprichosa’ – como descrita por Assis Chateaubriand, o Chatô, em seu discurso na inauguração da Tupi em 1950, segundo o pesquisador Igor Sacramento no livro História da Televisão no Brasil, 2010 -, mas também, como aquela que mais teria capacidade de “influir na opinião pública.
A TV Tupi entrou no ar em São Paulo em 1950, colocando o Brasil entre os pioneiros no mercado televisivo mundial. Hoje, a TV está presente em cerca de 95% dos domicílios do país, de acordo com dados do IBGE.
A expansão do acesso ao conteúdo audiovisual
Além disso, de acordo com o professor, o impacto daquele 18 de setembro de 1950 na cultura brasileira segue constante, ainda que ampliado, na forma de acesso a conteúdos audiovisuais ao longo das décadas seguintes.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.