Home / televisão / TV brasileira faz 75 anos como ícone da cultura nacional

TV brasileira faz 75 anos como ícone da cultura nacional

Televisão antiga, símbolo dos 75 anos da TV brasileira.

Em 18 de setembro, a TV brasileira completa 75 anos. Desde sua chegada, a televisão rapidamente se tornou o principal item de desejo nos lares brasileiros, superando o rádio, que era o principal meio de comunicação até então, e até mesmo as geladeiras.

O impacto cultural da televisão no Brasil

Segundo Luiz Fernando da Silva Jr., professor de Cinema e Audiovisual da ESPM, além de ser um veículo de entretenimento, a televisão se consolidou como uma peça-chave na identidade cultural e no imaginário coletivo nacional.

A TV, rapidamente, no Brasil, deixaria de ser percebida não somente como ‘uma máquina que dá asas à fantasia mais caprichosa’ – como descrita por Assis Chateaubriand, o Chatô, em seu discurso na inauguração da Tupi em 1950, segundo o pesquisador Igor Sacramento no livro História da Televisão no Brasil, 2010 -, mas também, como aquela que mais teria capacidade de “influir na opinião pública.

A TV Tupi entrou no ar em São Paulo em 1950, colocando o Brasil entre os pioneiros no mercado televisivo mundial. Hoje, a TV está presente em cerca de 95% dos domicílios do país, de acordo com dados do IBGE.

A expansão do acesso ao conteúdo audiovisual

Além disso, de acordo com o professor, o impacto daquele 18 de setembro de 1950 na cultura brasileira segue constante, ainda que ampliado, na forma de acesso a conteúdos audiovisuais ao longo das décadas seguintes.

Marcado:

Deixe um Comentário