No dia 15 de setembro, comemora-se o Dia do Cliente. O mercado brasileiro tem motivos para celebrar, já que, mesmo com consumidores cada vez mais informados e críticos, a maioria sai satisfeita das lojas, tanto físicas quanto virtuais.
Satisfação em alta no varejo
De acordo com o Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV), levantamento realizado pela Inroots em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mais de 76% dos brasileiros que fizeram compras em julho se declararam contentes com a experiência. Isso significa que seis em cada oito consumidores aprovam a relação de compra e venda com as empresas.
Em alguns segmentos, a satisfação é ainda maior. Por exemplo, em óticas, joias, bijuterias, bolsas e acessórios, o índice chega a 91%, próximo da unanimidade. Outros setores acima da média incluem roupas, calçados e artigos esportivos, além de livrarias e papelarias e artigos do lar.
A busca pelo “match” perfeito
Segundo Rafael Mendes, estrategista em vendas, o mercado está em busca do match perfeito entre empresas e clientes. Ou seja, não basta vender por vender, é preciso qualidade na relação.
As empresas estão buscando entender o que seu cliente deseja, o que ele pensa, o que valoriza. Tudo para oferecer um produto ou serviço alinhado com esse comportamento mais exigente, com esses anseios.
— Rafael Mendes, estrategista em vendas
Significados e propósitos na arte da venda
Mas, como isso se concretiza na prática? Para o estrategista, quem busca essa aproximação precisa identificar os significados e propósitos da venda.
Mendes ainda enfatiza: “Quando o vendedor começa a enxergar isso, entende a real importância do que oferece ao cliente. Sua tarefa não é só fechar negócio, mas entregar valor e ajudar o cliente, que percebe e sente. Isso gera satisfação e confiança na relação”.
O especialista cita o Estoicismo, corrente filosófica da Grécia Antiga, para complementar a argumentação. “A filosofia estoica trata da busca por um propósito, pela virtude e pela felicidade. Ela ensina muito a nós, profissionais de venda, que vivemos sob pressão por resultados”.
Aliás, fruto de seus estudos sobre a relação entre o Estoicismo e a arte de vender, Rafael Mendes lançou o livro O Vendedor Estoico, em coautoria com Mamá Brito. A obra reflete a história de superação do autor e busca inspirar quem quer crescer na vida e nos negócios sem abrir mão de um propósito.
Além disso, Rafael Mendes é fundador e CEO da RP Trader, um hub de soluções em vendas B2B. A empresa atende clientes em todo o país com uma equipe de 60 colaboradores. Ele também atua como professor e curador de conteúdo na Conquer e colunista do GazzConecta.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.