Nas últimas três semanas, a Assessoria Previdenciária do Brasil (APB) registrou um aumento de 75% no número de golpes contra segurados do INSS em comparação com 2024. Em um único dia, foram contabilizados 50 casos, que atingiram principalmente idosos.
Dificuldade de acesso ao Meu INSS facilita ação de criminosos
Um dos principais motivos para a ocorrência desses crimes está na dificuldade de acesso ao aplicativo Meu INSS, do Governo Federal. O login exige cadastro no portal gov.br, que inclui etapas de validação como reconhecimento facial, acesso via internet banking ou preenchimento de dados pessoais. Essa complexidade confunde muitos segurados, abrindo brechas para a ação de golpistas.
Entre os alvos mais comuns estão os beneficiários que aguardam o pagamento de precatórios, previsto até 31 de dezembro de 2025. Um precatório do INSS é uma ordem judicial para que o governo quite valores devidos a cidadãos após ações judiciais favoráveis, geralmente envolvendo revisões de aposentadoria ou pensão. Outro ponto de atenção é a RPV (Requisição de Pequeno Valor), utilizada para pagamentos mais rápidos a segurados que venceram processos contra o Instituto Nacional do Seguro Social.
A importância da assessoria previdenciária
De acordo com Pietro Cecatto, diretor da Assessoria Previdenciária do Brasil, 95% das pessoas que buscam atendimento na instituição não conseguem acessar o Meu INSS. Ele destaca a importância do acesso facilitado:
A etapa mais básica, que é o login, é o principal dificultador. O cidadão perde muito com isso. Somente no último ano, movimentamos R$ 200 milhões em valores em que havia dúvidas sobre recebimento e acesso — Pietro Cecatto, diretor da Assessoria Previdenciária do Brasil.
O Meu INSS é a única plataforma oficial para consultar benefícios, solicitar aposentadorias, agendar perícias médicas e emitir documentos como a Carteira do Beneficiário. Por isso, segundo Cecatto, contar com assessoria previdenciária é fundamental para evitar golpes, cada vez mais frequentes, e garantir que os cidadãos tenham acesso seguro aos seus direitos.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.