O Lance!, referência em conteúdo esportivo no Brasil, anuncia apoio ao Accessercise, o primeiro aplicativo de fitness mundial para pessoas com deficiência. A iniciativa, desenvolvida pelo ex-atleta paralímpico Ali Jawad, chega ao país em parceria com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), celebrando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.
Iniciativa de atleta paralímpico
Idealizado por Ali Jawad, o Accessercise nasceu de suas experiências como atleta paralímpico. Ele percebeu a falta de ferramentas acessíveis e inclusivas no universo fitness. Assim, transformou essa lacuna em motivação para criar uma solução pioneira focada no bem-estar e autonomia das PcDs.
O Accessercise nasceu da minha jornada como atleta paralímpico, onde vivi em primeira mão as barreiras e a falta de recursos acessíveis no mundo fitness. Criar este aplicativo é a realização de um sonho: uma plataforma feita por e para pessoas com deficiência, promovendo autonomia, saúde e pertencimento. O Brasil ocupa um lugar muito especial no meu coração — não apenas como um país apaixonado por esporte e líder global no movimento paralímpico, mas também como o lugar onde conquistei minha medalha paralímpica em 2016. Ver agora o Accessercise ganhando força aqui é algo profundamente significativo.
— Ali Jawad, criador do aplicativo.
Para o Lance!, apoiar essa inovação reforça o compromisso com a inclusão no esporte. A ideia é contribuir para que essa iniciativa alcance cada vez mais pessoas.
O Accessercise é uma ferramenta inovadora que vai transformar a forma como PcDs interagem com o mundo fitness, oferecendo acessibilidade real e oportunidades de integração. Queremos cada vez mais contar histórias como essas, que geram impactos positivos na sociedade.
— Guilherme Guimarães, Sócio do Lance!.
Raquel Marques, gerente de Responsabilidade Social da Sotreq, também expressou seu apoio à iniciativa. “Acreditamos que a inclusão só acontece quando unimos forças. Ao lado do Ministério do Esporte, Grupo Lance!, da UNIFESP e de uma instituição como a ANDE, conseguimos trazer para o Brasil uma solução inovadora. O Accessercise vai além de apenas um aplicativo, é uma oportunidade de ampliar a autonomia de pessoas com deficiência e promover acessibilidade e inclusão no esporte e no dia a dia”, disse.
Funcionalidades do Accessercise
O aplicativo reúne videoaulas adaptadas, um hub social para interação entre usuários e um recurso de mapeamento integrado ao Google Maps. Este último permite avaliar a acessibilidade de academias, praças e outros espaços para prática esportiva. Diferentemente de outros países, no Brasil o app terá sua versão totalmente gratuita, graças ao apoio do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Democratização do bem-estar
Segundo dados do IBGE, existem 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. Elas frequentemente enfrentam exclusão em diversas áreas. Além das dificuldades no mercado de trabalho, o acesso ao esporte também é limitado. Nesse contexto, o Accessercise surge como uma iniciativa inédita para democratizar o bem-estar e ampliar as oportunidades de inclusão.
A ANDE também reforça a importância da iniciativa. “Para nós, o lançamento do Accessercise no Brasil representa um marco. É mais do que tecnologia: é uma ferramenta social que pode mudar realidades, permitir que PcDs de diferentes regiões do país encontrem recursos de acessibilidade e se conectem por meio do esporte”, ressalta Erinaldo Chagas, presidente da ANDE.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.