Home / Tecnologia / Webinar debate ameaças cibernéticas no Pix após ataques

Webinar debate ameaças cibernéticas no Pix após ataques

Debate sobre segurança do Pix após ataques cibernéticos.

Considerado um dos sistemas financeiros mais modernos do mundo, o Brasil está cada vez mais conectado aos ambientes digitais. Soluções inovadoras como o Pix mudaram o modo como os brasileiros movimentam dinheiro, tornando pagamentos e transferências instantâneos, 24 horas por dia, diretamente pelo celular. Além do Pix, os serviços bancários digitais ganharam espaço e confiança, contribuindo para que grande parte da população concentre atualmente suas operações financeiras na palma da mão.

Ataques bilionários expõem vulnerabilidades

Entretanto, toda essa inovação chama a atenção também do lado oposto: o dos cibercriminosos. O setor financeiro brasileiro se tornou um alvo altamente atraente para ataques digitais sofisticados. Um exemplo recente disso foi o ataque bilionário ao sistema financeiro nacional por meio da empresa C&M Software. Menos de dois meses depois, outro episódio abalou o mercado: a Sinqia, fornecedora de sistemas de “core banking”, foi invadida, e clientes como o banco HSBC teriam sofrido grandes perdas, com rumores indicando a transferência ilegal de mais R$ 710 milhões desviados de duas instituições financeiras, por meio do Pix. Esses ataques reiteram o risco de dependência de fornecedores estratégicos e a audácia dos golpistas.

Webinar gratuito sobre inteligência cibernética

Frente a esse cenário, a Apura Cyber Intelligence, empresa brasileira que trabalha com inteligência cibernética, organiza no dia 23 de setembro, terça-feira, às 17h, um webinar para debater em profundidade essas ameaças. O evento vai detalhar como ocorreram os maiores incidentes recentes, examinar as táticas utilizadas pelos criminosos e apresentar as melhores práticas para prevenção e resposta a ataques no setor financeiro.

Especialistas compartilham conhecimento

No painel, especialistas de alto gabarito compartilharão conhecimentos e experiências. Entre eles, Anchises Moraes, atualmente Líder de Inteligência Cibernética na Apura, que possui mais de 25 anos dedicados à segurança da informação e ao combate a fraudes digitais.

O fortalecimento dos ecossistemas digitais precisa ser acompanhado de visão estratégica e investimentos contínuos em inteligência, identificação preventiva e resposta rápida às ameaças cibernéticas.

— Anchises Moraes, Líder de Inteligência Cibernética na Apura

Além disso, Pollyne Zunino, SWAT Deputy Coordinator na Apura, com sólida experiência em prevenção a fraudes no segmento bancário, também estará presente. Ela ressalta:

Analisar padrões de ataque e investir no aperfeiçoamento das equipes técnicas são medidas essenciais para garantir resiliência às novas tentativas de fraude que surgem a cada dia.

— Pollyne Zunino, SWAT Deputy Coordinator na Apura

Também estará presente Nilson Oliveira, COO da Apura, mestre em segurança da informação, com mais de 20 anos de experiência na arquitetura e operação de TI em ambientes de alta complexidade. Para Oliveira:

Investir em uma estrutura robusta de segurança e na formação contínua de equipes é determinante para proteger clientes, parceiros e a reputação das instituições financeiras brasileiras.

— Nilson Oliveira, COO da Apura

Participe do webinar

O webinar tem transmissão ao vivo e gratuita pelos canais oficiais da Apura no LinkedIn e YouTube. Essa é uma oportunidade única para líderes do setor financeiro, equipes técnicas, gestores de risco e interessados em cibersegurança aprofundarem o debate sobre a proteção do sistema financeiro nacional diante de desafios cada vez mais sofisticados.

Marcado:

Deixe um Comentário