Serpro e Turismo lançam Ficha Nacional de Hóspedes digital

Lançamento da Ficha Nacional de Hóspedes digital

Imagem meramente ilustrativa.

O Ministério do Turismo lançou a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato 100% digital. A iniciativa, que usa tecnologia desenvolvida pelo Serpro, busca desburocratizar os processos de check-in e check-out. Com isso, pretende economizar tempo para os hóspedes e gerar estatísticas qualificadas sobre o fluxo turístico nacional em tempo real.

Vantagens da FNRH Digital

A principal vantagem para os hóspedes é a possibilidade de realizar o check-in antecipadamente, de qualquer dispositivo móvel. Essa funcionalidade deve reduzir as filas nas recepções dos hotéis.

O setor hoteleiro também se beneficia com a agilidade no atendimento, a redução de custos com papel e a integração automática de dados, tudo em conformidade com a legislação vigente. Para o poder público, a iniciativa garante dados padronizados, estatísticas confiáveis e apoio ao planejamento estratégico do turismo.

O turismo brasileiro vive um momento de transformação e a FNRH Digital é um marco desse processo. Estamos eliminando burocracias, ampliando a segurança de dados e modernizando a experiência de quem viaja pelo nosso país. Essa é mais uma entrega que fortalece o setor, beneficia turistas e empreendedores, e nos coloca em sintonia com as melhores práticas internacionais.

— Celso Sabino, ministro do Turismo

Além disso, a nova plataforma foi pensada para otimizar o acesso simultâneo de diversos usuários.

A FNRH Digital foi desenvolvida para lidar com um alto volume de acessos simultâneos, garantindo desempenho estável e eficiente, mesmo nos períodos de maior demanda do turismo. Esse sistema moderno e escalável está preparado para acompanhar a expansão do setor e oferecer uma experiência aprimorada tanto para hóspedes quanto para os meios de hospedagem.

— Alexandre Amorim, diretor-presidente do Serpro.

Construção Colaborativa

Ao longo dos últimos anos, o Serpro testou pilotos do serviço em dezenove hotéis. Segundo a empresa, essa fase foi fundamental para o sucesso do projeto.

O desenvolvimento da FNRH foi fruto de um trabalho intenso e colaborativo entre o Serpro e o Ministério do Turismo. As etapas piloto, que contaram com a parceria de alguns meios de hospedagem, foram essenciais para o sucesso do projeto. Essa proximidade com o setor nos permitiu validar entregas, reduzir riscos e identificar oportunidades valiosas de melhoria. O resultado foi uma construção conjunta, pensada para atender às reais necessidades do turismo brasileiro.

— André Luís Lago, gerente do departamento de negócios do Serpro

Ainda de acordo com o Serpro, o uso estratégico de low-code permitiu transformar um desafio complexo em uma entrega ágil, padronizada e robusta. A tecnologia possibilitou desenvolver e refinar a solução em ritmo acelerado, sem comprometer a qualidade ou a segurança.

A equipe de desenvolvimento considera que esse marco só foi possível graças ao uso estratégico do low-code, que permitiu transformar um desafio complexo em uma entrega ágil, padronizada e robusta. A tecnologia possibilitou desenvolver e refinar a solução em ritmo acelerado, sem comprometer a qualidade ou a segurança.

— João Paulo Novais, superintendente de Soluções para Governos e Mercados do Serpro

Após a iniciativa do primeiro projeto piloto do FNRH, a empresa pública de TI do governo federal realizou um rebranding da solução, criando uma nova versão do sistema. “Essa nova versão marca um novo capítulo para a hotelaria brasileira, consolidando-se como uma ferramenta essencial para o setor”, avalia o superintendente.

Como funciona a FNRH Digital

A FNRH Digital substitui o preenchimento manual por um sistema digital integrado automaticamente ao MTur, permitindo a transmissão em tempo real das informações de check-in e check-out dos hóspedes. Os dados são validados diretamente nas bases do governo, garantindo mais segurança e confiabilidade, eliminando a necessidade de assinaturas em papel.

O sistema permite que os hóspedes realizem o check-in de forma rápida e prática via leitura QR Code e login Gov.br. Caso não tenham acesso ao celular, o hotel disponibiliza um dispositivo para preenchimento direto no sistema.

O anúncio da regulamentação da FNRH, que permitiu o lançamento oficial da tecnologia, aconteceu durante a Equipotel 2023, evento de hotelaria realizado de 19 a 22 de setembro em São Paulo.


Por favor, nos ajude avaliando esse artigo!

Comentários

Deixe um comentário