TranspoSul: debates sobre Big Data e ESG no transporte

Painel sobre Big Data e ESG na TranspoSul 2024

Imagem meramente ilustrativa.

O Palco SETCERGS Tudo Gira Sobre Rodas, realizado no Hub do Embarcador, durante a 24ª TranspoSul, promoveu discussões relevantes sobre temas como Big Data, saúde do motorista e ESG (Environmental, Social and Governance) no transporte.

Manutenção preditiva e Big Data

O evento reuniu especialistas que abordaram desde a manutenção preditiva até o impacto do sono na competitividade das empresas, além de práticas de ESG aplicadas ao transporte de cargas. A programação, realizada nesta terça-feira (23/09), focou na inovação e gestão estratégica no setor.

O engenheiro William Magalhães, especialista em soluções de manutenção com uso de Big Data, explicou como a manutenção estratégica baseada em dados pode otimizar operações e reduzir custos. Segundo ele, a análise de dados é fundamental para a tomada de decisões inteligentes.

Quando falamos em Big Data e inteligência artificial, estamos falando de reunir dados, filtrá-los, identificar padrões e, a partir disso, tomar decisões mais inteligentes. Trata-se de uma poderosa ferramenta de gestão, especialmente porque hoje temos acesso a uma imensa quantidade de informações qualificadas.

— William Magalhães, engenheiro especialista em soluções de manutenção com uso de Big Data

Saúde do motorista e competitividade

Na sequência, o consultor em saúde ocupacional Ricardo Hegele destacou a relação entre sono, qualidade de vida do motorista e competitividade das empresas. Ele ressaltou a importância de condições adequadas de descanso para os motoristas, que enfrentam longas jornadas nas estradas brasileiras.

Muitas vezes não há pontos de parada adequados e estamos falando de motoristas que enfrentam longos percursos pelas rodovias brasileiras sem a estrutura necessária. A legislação prevê o direito ao descanso, mas, na prática, faltam locais que ofereçam segurança, conforto e condições dignas para que eles possam realmente parar e recuperar suas energias com segurança.

— Ricardo Hegele, consultor em saúde ocupacional

ESG no transporte de cargas

O pesquisador e executivo Cleverson Forato trouxe reflexões sobre a adoção de práticas sustentáveis, detalhando os resultados obtidos pelas empresas que buscaram a certificação ESG. De acordo com ele, empresas que investem em ESG têm obtido ganhos concretos.

Uma pesquisa realizada entre janeiro de 2023 e junho de 2024 mostrou mudanças importantes no setor. Muitas transportadoras passaram a investir em ESG, e dentro desse universo analisado, os resultados são expressivos: 16% ampliaram sua participação de mercado e 14% conquistaram novos contratos com embarcadores. Hoje, especialmente no segmento de produtos químicos, o embarcador já coloca o ESG como requisito para contratar. Isso tem gerado ganhos concretos, como aumento de receita, maior rentabilidade e fortalecimento da competitividade das empresas.

— Cleverson Forato, pesquisador e executivo

Cultura organizacional e gestão de dados

Por fim, o especialista em cultura organizacional Carlos Palhares encerrou o dia destacando o papel dos dados na gestão. Em sua apresentação, ele mostrou que aqueles que não se encaixam na cultura da empresa acabam se destacando negativamente.

É como em uma orquestra: quando um instrumento está desafinado, é necessário ajustá-lo. Nas organizações, o mesmo acontece. As relações entre as pessoas, ainda que de maneira inconsciente, vão moldando a cultura e o modo de ser daquela empresa.

— Carlos Palhares, especialista em cultura organizacional

A 24ª TranspoSul é uma realização do SETCERGS. Para mais informações, acesse https://transposul.com/


Por favor, nos ajude avaliando esse artigo!

Comentários

Deixe um comentário