A comunicação empresarial está cada vez mais presente no WhatsApp, o canal de mensagens mais popular do mundo. Empresas de diversos setores estão utilizando assistentes de inteligência artificial (IA) para otimizar o atendimento ao cliente e melhorar a eficiência operacional.
O Crescente Uso da IA no Atendimento ao Cliente
Empresas já perceberam que ignorar o poder da Inteligência Artificial não é uma boa estratégia, especialmente quando se trata de assistentes integrados ao WhatsApp. A facilidade proporcionada pela IA não só melhora o atendimento ao público, mas também a percepção de quem entra em contato com a empresa pela primeira vez.
Esta é uma tendência mundial, como aponta um relatório da consultoria Gartner. De acordo com a consultoria, 85% das interações com clientes deverão ser automatizadas até o final de 2026.
A Visão de um Especialista em IA
Para Eliziário Vitoriano, fundador do grupo Talks Educação, esta é uma nova etapa da comunicação empresarial, que aproveita um dos canais mais populares do mundo, o WhatsApp.
A matemática é simples: no Brasil, 147 milhões de pessoas usam o WhatsApp, ou seja, 99% dos brasileiros online, conforme dados da Statista. Nada mais natural que esse seja o canal principal de contato. Por isso, é importante integrar inteligência artificial com CRMs e formulários, para deixar o atendimento mais rápido e estratégico, criando um banco de informações valiosas.
— Eliziário Vitoriano, fundador do grupo Talks Educação
Setorização Aprimorada com IA
Além disso, o especialista lembra que a IA libera escritórios e companhias de diferentes setores para se dedicarem a atividades mais urgentes. Ao integrar canais de contato diretamente com sistemas de CRM e formulários digitais, os resultados logo aparecem, como a redução do tempo de resposta, melhor organização dos dados e mais agilidade no fluxo de informações entre equipes internas e clientes.
Já é realidade nos setores de educação e serviços jurídicos, e as consultorias começaram a ver essa vantagem. Esses setores já entenderam o real ganho em produtividade e sentem, consequentemente, a redução de custos operacionais. As demandas rotineiras acontecem com o mínimo de intervenção humana.
— Eliziário Vitoriano, fundador do grupo Talks Educação
Supervisão Humana na Automação
No entanto, Eliziário Vitoriano alerta que a automação precisa ser acompanhada de supervisão. A questão principal não é substituir pessoas, mas transformar a experiência do cliente em algo eficiente e humana.
O próximo nível será a personalização em grande escala e, para isso, a tecnologia vai estar preparada. Cabe às empresas readequar seus funcionários e migrar quem fazia essas operações para setores mais estratégicos, desafogando a ótica inteira.
— Eliziário Vitoriano, fundador do grupo Talks Educação
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.