TIC Cultura 2024: panorama da tecnologia no setor cultural

Logotipo TIC Cultura 2024 sobre fundo abstrato.

Imagem meramente ilustrativa.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), convida para a coletiva de imprensa online de lançamento da 5ª edição da Pesquisa TIC Cultura 2024.

O que esperar da TIC Cultura 2024?

Este estudo bienal contribui para o desenvolvimento da Internet no Brasil e para a construção de políticas públicas relacionadas ao uso de tecnologias por equipamentos culturais brasileiros. Em um momento em que o setor cultural se mostra mais resiliente e conectado, como um legado do esforço de adaptação do pós-pandemia, a TIC Cultura 2024 trará dados e análises inéditos sobre:

  • Uso de Inteligência Artificial em equipamentos culturais brasileiros;
  • Avanço da digitalização e o fortalecimento de capacidades técnicas e institucionais dos equipamentos do setor;
  • Aumento no uso de dispositivos de propriedade das organizações.

Quem estará presente?

A coletiva contará com a presença de Fábio Senne, Coordenador Geral de Pesquisas no Cetic.br | NIC.br, Manuella Maia Ribeiro, Coordenadora de Projetos de Pesquisa TIC no Cetic.br | NIC.br e Lúcia Bueno, Analista de Informação no Cetic.br | NIC.br. Eles apresentarão os principais resultados e estarão à disposição para entrevistas e esclarecimentos.

Detalhes do evento

Anote na agenda:

  • Data: 7 de outubro de 2025 (terça-feira)
  • Horário: 10h00 (horário de Brasília)
  • Local: Canal oficial do NIC.br no YouTube (o link será enviado após confirmação)

Mais informações sobre as instituições

Sobre o Cetic.br

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completa 20 anos de atuação em 2025. Mais informações em https://cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003).

Mais informações em https://cgi.br/.


Por favor, nos ajude avaliando esse artigo!

Comentários

Deixe um comentário