Home / Telecomunicações / Ericsson Inova com Tecnologia para Antenas 5G sem Superaquecimento

Ericsson Inova com Tecnologia para Antenas 5G sem Superaquecimento

Antena 5G Ericsson Inova - UFC

Uma tecnologia inovadora da Ericsson, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), promete transformar o mercado de telecomunicações ao solucionar um dos maiores desafios das antenas de alta frequência: o superaquecimento. A tecnologia inovadora garante transmissões 5G sem descontinuidade.

Patente e Inovação

A inovação, patenteada recentemente sob o nome “Radio network node and method performed in a wireless communication network”, utiliza um algoritmo inteligente que permite o controle dinâmico da temperatura sem intervenção manual. Isso garante maior eficiência, desempenho e sustentabilidade para as redes móveis.

Atualmente, antenas de transmissão descontinuam o funcionamento ao atingirem temperaturas elevadas, evitando danos. Com a patente da Ericsson, o algoritmo monitora, em tempo real, a temperatura da antena e toma decisões automáticas. Sempre que identifica um potencial superaquecimento, a transmissão é pausada temporariamente e retomada após o resfriamento. Esse processo dinâmico dispensa intervenção humana, evitando interrupções completas ou danos permanentes.

Benefícios da Nova Tecnologia

Além de oferecer maior eficiência energética, essa inovação evita a redução da vida útil do equipamento. Um exemplo prático é que circuitos internos, com expectativa de durabilidade de 10 anos, podem ter sua vida útil reduzida pela metade em regime de superaquecimento. Essa tecnologia evita esse problema.

Além de oferecer maior eficiência energética, essa inovação evita a redução da vida útil do equipamento. Um exemplo prático disso é que circuitos internos que têm uma expectativa de durabilidade de 10 anos, podem ter sua vida útil reduzida pela metade em regime de superaquecimento. Este problema é evitado com o suporte da tecnologia desenvolvida.

— Igor Guerreiro, inventor, professor da Universidade Federal do Ceará e parceiro da Ericsson

O Diferencial do Algoritmo

O principal diferencial da patente é o algoritmo que monitora a temperatura e toma decisões estratégicas para garantir a transmissão contínua da antena, mesmo em condições de superaquecimento. Um dos principais benefícios é o prolongamento da vida útil das antenas e a redução dos custos de manutenção. Além disso, há maior eficiência energética, já que o controle automatizado da temperatura permite economizar energia ao evitar descontinuidades prolongadas na transmissão.

Ericsson: Liderança em Conectividade

A Ericsson se consolidou como líder global em pesquisa e desenvolvimento no setor de telecomunicações, contribuindo para construir uma sociedade conectada e inclusiva. Com mais de 80 mil contribuições ao 3GPP, a empresa desempenha um papel crucial na evolução das tecnologias móveis globais, desde o 2G até o 5G, através de investimentos significativos em P&D e parcerias de impacto.

A parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a Ericsson já resultou em diversas inovações tecnológicas ao longo dos anos, destacando o talento brasileiro e o compromisso da multinacional em fomentar a pesquisa no setor. Desde o início dessa colaboração em 2000, já foram depositadas mais de 70 patentes desenvolvidas em conjunto.

O trabalho em conjunto com a instituição reflete nosso compromisso com a inovação cooperativa e o desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades crescentes de conectividade de alta performance no Brasil e no mundo.

— Edvaldo Santos, Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Ericsson para o Cone Sul da América Latina

Sobre a Ericsson

As redes de alto desempenho da Ericsson fornecem conectividade a bilhões de pessoas diariamente. Há quase 150 anos, e há mais de 100 anos atuando no Brasil, a empresa tem sido pioneira na criação de tecnologia para comunicação. A Ericsson oferece soluções de comunicação móvel e conectividade para provedores de serviços e empresas. Com a Ericsson, o Brasil é o único país do Hemisfério Sul a produzir rádios e antenas 5G, diretamente da fábrica em São José dos Campos, que opera ininterruptamente desde 1955. A empresa é um dos principais contribuidores para o desenvolvimento de padrões móveis globais e possui mais de 60.000 patentes concedidas.

Marcado:

Deixe um Comentário