Após o sucesso no Festival de Gramado, com quatro Kikitos, o filme “Papagaios” se prepara para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Com direção do cineasta carioca Douglas Soares, o longa-metragem traz uma sátira social sobre os limites éticos da fama, em um suspense marcado por mistérios e uma pitada de comédia.
Estrelado por Gero Camilo e Ruan Aguiar, a produção aborda os “papagaios de pirata”, pessoas que ficam atrás dos repórteres para aparecer na TV. Seja em tragédias, velórios de famosos ou nos noticiários em geral, buscam ganhar algum tipo de fama na região onde moram.
Suspense e Sátira Social
O longa-metragem “Papagaios”, do cineasta Douglas Soares, participa da 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece de 16 a 30 de outubro.
O premiado suspense, que conquistou quatro Kikitos no Festival de Gramado deste ano, incluindo Melhor Longa-Metragem pelo Júri Popular, Melhor Ator (Gero Camilo), Melhor Direção de Arte (Elsa Romero) e Melhor Desenho de Som (Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes), integra a Mostra Brasil e tem exibições confirmadas nos dias 18 e 29 de outubro.
“Estamos muito honrados em participar da Mostra de São Paulo, que é um dos mais importantes eventos de cinema do País. Tivemos uma excelente recepção do público e da crítica no Festival de Gramado e essa será uma nova oportunidade de apresentar a produção aos espectadores que ainda não conseguiram conferir o filme”, comenta o cineasta Douglas Soares.

“Papagaios” apresenta uma sátira social sobre os limites éticos da fama, em um suspense com mistérios e humor. O filme questiona o que o ser humano está disposto a fazer para aparecer na TV, seja em tragédias, velórios ou noticiários.
A Cena Marcante e a Ambiguidade dos Personagens
O longa-metragem foi sucesso de crítica no Festival de Gramado, com uma cena considerada uma das mais belas do cinema brasileiro recente. Ela mostra os personagens Tunico (Gero Camilo) e Beto (Ruan Aguiar) em uma coreografia ao som de “Naquela Mesa”, de Sérgio Bittencourt, interpretada por Nelson Gonçalves. Além disso, o filme chama a atenção pela narrativa, que sugere uma ambiguidade na construção dos personagens, mantendo o espectador em alerta.

A História de Tunico e Beto
Em “Papagaios”, Gero Camilo interpreta Tunico, o mais famoso “papagaio de pirata” do Rio de Janeiro. Tunico está sempre perseguindo repórteres para aparecer na TV, seja em tragédias, velórios ou noticiários. Após uma matéria sobre um acidente em um parque de diversões, ele conhece Beto (Ruan Aguiar), um jovem misterioso que se torna seu aprendiz. Este encontro revela a busca pela fama a qualquer custo, em um Brasil com mais de 70 milhões de televisores ligados diariamente.
Assista ao teaser: https://www.youtube.com/watch?v=3DpmseSuLE5V
As sessões de “Papagaios” acontecem no dia 18 de outubro, às 19h30, na Cinemateca Sala Grande Otelo, e no dia 29 de outubro, às 17h45, no Espaço Petrobrás de Cinema – Sala 1. Os ingressos estão à venda no site da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: https://mostra.org/filmes/papagaios.
Ficha Técnica
“Papagaios” (90’)
Direção: Douglas Soares
Empresas produtoras: Glaz Entretenimento & Meus Russos
Co-Produção: Riofilme
Roteiro: Douglas Soares
Produção: Mayra Lucas, Luiza Favale, Andy Malafaia, Paulo Serpa, Heitor Franulovic, Lucas Barão
Produção Executiva: Heitor Franulovic e Paulo Serpa
Elenco: Gero Camilo (Tunico), Ruan Aguiar (Beto), Leo Jaime, Angela Paz (Livia Paz), Ernesto Piccolo (Clau), Babi Xavier, Claudete Troiano, Marcello Escorel (Russo), Roney Villela (Borges), Jorge Maya (Matias), Flavio Birman (Batista), Cristiano Lopes (Clóvis)
Preparação de Elenco: Tati Muniz
Direção de Fotografia: Guilherme Tostes
Direção de Arte: Elsa Romero
Figurino: Dani Lima e Fernanda Garcia
Maquiagem e Caracterização: Ana Simiema
Som Direto: Thiago Sobral
Desenho de Som: Bernardo Uzeda
Mixagem: Damião Lopes
Trilha Sonora Original: Reno Duarte
Montagem: Allan Ribeiro
Distribuição: Olhar Filmes
Classificação: 14 anos
Sobre o Diretor
Douglas Soares, vindo do universo de documentários, já ganhou mais de 40 prêmios com seus documentários longas e curtas, como “Xale” (2016), “A Alma das Coisas” (2023), “Inocentes” (2017), “Contos da Maré” (2013), entre outros. Na televisão, foi produtor e co-diretor da série documental “Noturnas”, sobre a vida de grandes nomes do transformismo carioca. “Papagaios” é seu primeiro longa-metragem de ficção.
Sobre a Olhar Filmes
Nascida do desejo de buscar a pluralidade de experiências, visões de mundo e diversidade, a Olhar Filmes busca transpor fronteiras que limitam a ficcionalidade e a realidade. A empresa distribui filmes no Brasil e no mundo, e lançou sua plataforma de exibição, a OlharPlay. Entre os títulos lançados, destacam-se “Meu Corpo é Político” de Alice Riff e “Nós por Nós”, de Aly Muritiba e Jandir Santin. Mais informações no site oficial: www.olharfilmes.com.br.






