A atriz Amara Hartmann, conhecida por seu papel na novela “Dona de Mim”, expande seus horizontes artísticos com o lançamento de seu mais recente livro infantil, “Lia Roxa e a Matinta Pereira”. A obra aborda temas sensíveis e relevantes para o público infantil, como bullying, amizade e pertencimento.
Uma artista multifacetada
Amara Hartmann, aos 31 anos, demonstra versatilidade ao atuar, escrever, falar e cantar. Com mais de uma década de experiência no meio cultural, a artista atualmente interpreta a personagem “Rosa Jovem” na novela “Dona de Mim”, dividindo o papel com a renomada atriz Suely Franco.
Agora, Amara se dedica a um público especial: as crianças. Seu novo livro, “Lia Roxa e a Matinta Pereira”, conta com ilustrações de Milena Santos e explora temas como confiança, amizade, novas configurações familiares e o folclore brasileiro.
O livro é muito sensível para mim, pois ele nasceu em um momento em que eu estava entendendo a minha potência e a potência das mulheres a minha volta. Foram elas que me ensinaram e apoiaram, desde o bullying na infância, até os desafios da vida adulta, a acreditar em mim mesma.
— Amara Hartmann, atriz e escritora
A história de Lia Roxa
Em “Lia Roxa e a Matinta Pereira”, o leitor conhece Lia, uma menina com cabelos roxos que chama a atenção de seus colegas. Além disso, ela tem uma coruja dourada como melhor amiga, que a defende em momentos importantes. A menina também descobre fazer parte do clã das Tintapereiras, um grupo de mulheres com poderes mágicos. A narrativa aborda bullying, folclore, confiança, novas famílias e a importância da amizade.
A importância da infância na arte de Amara Hartmann
De acordo com Amara, a escrita e a atuação são suas brincadeiras favoritas e seus trabalhos artísticos homenageiam a criança que ela foi. Principalmente o livro “Lia Roxa”, que nasceu das experiências da autora.
Quando a gente vê uma criança brincando, ela faz isso com muita seriedade – ela acredita no que está fazendo e se diverte! Apesar da correria, eu sempre penso que a escrita e a atuação eram as minhas brincadeiras favoritas. Todos os meus trabalhos artísticos são homenagens para a criança que eu fui, principalmente o Lia Roxa.
— Amara Hartmann, atriz e escritora
Uma aventura sobre amizade e respeito às diferenças
“Lia Roxa e a Matinta Pereira” é uma história sobre como lidar com o bullying e valorizar a amizade e a natureza. A obra mostra que ser diferente é um superpoder e encanta com suas belas ilustrações.
Sobre a autora
Amara Hartmann é atriz, autora e produtora cultural. Publicou “Maria e as Doze Flores”, “A Comadre Fulozinha e a Magia da Tyba” e “Os Labaxos e as Chuvas”. Atuou na novela “Dona de Mim”, da TV Globo, e fundou a produtora Romã Atômica, onde desenvolve projetos que unem arte, afeto e território.
Serviço:
Livro: Lia Roxa e Matinta Pereira
Autora: Amara Hartmann (@amarahartmann) com ilustrações de Milena Santos (@milenaeart)
Lançamento: 22/11/2025
Adquira o livro em pré-venda através do link.





