Em um cenário de abundância de informações, notícias e opiniões, inclusive desinformação, a grande dificuldade do consumidor moderno é escolher onde aplicar sua atenção. Nesse contexto, a chave para atraí-lo pode ser mais simples do que se imagina: canais verificados.
A importância da confiança na era digital
Mensagens, e-mails, chamadas e outros estímulos chegam a todo momento, causando uma sobrecarga que leva as pessoas a desconsiderá-los. Mesmo que a informação seja relevante, a poluição informacional dificulta a atenção ao conteúdo. Não à toa, dados da Edelman Trust Barometer indicam que 81% dos consumidores precisam confiar em uma marca antes de realizar uma compra.
A falta de segurança gera um efeito cascata negativo para as marcas. Afinal, elas investem em mensagens que podem nem ser abertas, sem garantia de que o cliente saiba que está conversando com a empresa, e não apenas recebendo mais uma oferta desnecessária.
Canais verificados como solução
Nesse ambiente saturado, em que os consumidores têm cada vez menos paciência e tempo para avaliar o que merece atenção, os canais verificados surgem como uma oportunidade para as empresas se destacarem em ambientes confiáveis.
A verificação se tornou um fator decisivo para a confiança digital. Através dela, as marcas garantem que suas mensagens não se percam no “ruído digital” e são vistas como legítimas. O cliente se sente seguro para interagir, aumentando o engajamento e reduzindo riscos de fraude e uso indevido do nome da empresa.
Como implementar a verificação?
Atualmente, essa estratégia pode ser aplicada em diversos pontos de contato entre empresas e público, como SMS, WhatsApp, agentes de voz e, principalmente, o RCS (Rich Communication Services). O RCS é um canal de mensagens com agentes cadastrados e aprovados pelas operadoras, que identificam a empresa com um selo de verificação e identidade visual da marca.
A importância de empresas especializadas
Independentemente do canal escolhido, é crucial contratar empresas especializadas e parceiras das operadoras, do Google ou da Meta. A verificação exige a adesão a processos técnicos e regulatórios complexos. Além disso, cada canal possui regras próprias para uso corporativo, cuja validação burocrática pode levar semanas.
Embora a contratação desses serviços especializados possa gerar um investimento inicial considerável, encare-o como uma garantia de que seu negócio estará em conformidade com as normas digitais e terá suporte para manter os dados atualizados, preservando o selo de verificação.
Além disso, com o auxílio constante desses parceiros, eventuais riscos e problemas que possam causar danos graves às operações serão mitigados. Assim, garante-se a máxima segurança na condução do processo, desde a orientação estratégica até a homologação junto às operadoras e plataformas digitais. Desse modo, a empresa acelera sua entrada em canais verificados, garantindo segurança e performance nas comunicações.
A verificação é, hoje, um fator decisivo para a confiança digital, a partir da qual as marcas garantem que suas mensagens não se percam em meio ao “ruído digital” e passem a ser vistas como confiáveis e legítimas.
— Carlos Feist, Diretor de Inovação da Pontaltech