A Perdigão inova ao se tornar a primeira marca de alimentos no mundo a incorporar inteligência artificial (IA) em seu chatbot. A ferramenta consegue interagir com o consumidor através da leitura de imagens, oferecendo mais acessibilidade e conveniência no preparo de receitas personalizadas.
Como funciona a tecnologia da Perdigão
A nova ferramenta da marca reconhece os ingredientes que o usuário tem disponível e, a partir disso, inspira receitas personalizadas. Isso acontece via chatbot com inteligência artificial generativa, que interpreta fotos, áudios e mensagens de texto enviadas pelo consumidor.
Sediada em São Paulo, a Perdigão busca acompanhar as principais tendências do mercado. A marca, atenta ao uso de IA Generativa, implementa um recurso que transforma a experiência e interação com o consumidor.
Ao longo de mais de 90 anos, a Perdigão mantém seu compromisso de inovar e conectar pessoas por meio de alimentos saborosos e momentos de convivência. Temos a tecnologia como aliada para fortalecer o vínculo emocional com os consumidores, criando experiências mais próximas, acessíveis e significativas, resgatando a verdadeira essência da relação com a comida que é compartilhamento, sabor e conexão. Com nossa nova ferramenta de inteligência artificial, reafirmamos esse compromisso de inovar continuamente, tornando o preparo de refeições mais prático, prazeroso e com propósito.
— Marina Secaf, gerente executiva de Marketing da Perdigão
Desenvolvimento e implementação da ferramenta
A ferramenta está disponível no chatbot da Perdigão via WhatsApp e foi desenvolvida pelas áreas de Marketing e CRM da MBRF em parceria com a Marketdata&Match, DTI e WPPFLOW. O objetivo é introduzir uma tecnologia inédita no setor de alimentos e aprimorar a jornada do consumidor.
Sandro Copolla, gerente Global de CRM da MBRF, destaca a importância da IA no cotidiano dos brasileiros. De acordo com ele, 68% dos brasileiros utilizam a IA para facilitar tarefas diárias. Além disso, ele explica que essa premissa foi importante na construção da solução, que potencializa a fidelização, amplia o engajamento e a conexão com o consumidor. Por fim, ele diz que a ferramenta ajuda a entender como o portfólio da empresa se relaciona com o cotidiano das pessoas.
A marca lançou seu primeiro chatbot em 2023 e, desde então, evoluiu com o uso de novas tecnologias. Neste ano, a Perdigão conquistou o ouro no prêmio ABEMD com o chatbot “Cante com a Perdigão”.
Perdigão: sabor de comer juntos
A Perdigão está presente na casa do consumidor há mais de nove décadas e acredita nas relações humanas para celebrar as refeições, sejam em ocasiões especiais ou situações cotidianas. Com o posicionamento ‘Sabor de Comer Juntos’, a marca tem em seu portfólio opções democráticas que atendem diferentes públicos e ocasiões de consumo, que vão desde café da manhã, passando pelo almoço, lanches até o jantar.