A TKMS AG & Co. KGaA (TKMS) iniciou suas negociações na Bolsa de Frankfurt. A estreia marca a conclusão da cisão da TKMS da thyssenkrupp AG, tornando-se uma empresa independente de capital aberto. A empresa atua como fornecedora de sistemas para defesa marítima, reunindo submarinos, navios de superfície, plataformas não tripuladas, eletrônica e outras soluções sob o mesmo teto.
Um novo capítulo para a segurança marítima
O CEO da TKMS, Oliver Burkhard, destacou a importância deste momento. Segundo ele, a empresa está abrindo um novo capítulo na história da TKMS, enviando um forte sinal para a segurança marítima. Como fornecedora europeia de sistemas para defesa marítima, a TKMS combina expertise em diversas áreas.
Hoje, estamos abrindo um novo capítulo na história da TKMS e, ao mesmo tempo, enviando um forte sinal para a segurança marítima. Nossa independência nos permitirá aumentar a agilidade e a flexibilidade no futuro, beneficiando nossos clientes e parceiros na OTAN enquanto realizam a modernização urgentemente necessária de suas forças marítimas. Com a listagem de nossas ações, uma ampla gama de investidores agora tem a oportunidade de participar dessa importante missão.
— Oliver Burkhard, CEO da TKMS
Além disso, Burkhard ressaltou que a independência permitirá maior agilidade e flexibilidade, beneficiando clientes e parceiros da OTAN. A listagem das ações possibilita que investidores participem dessa missão.
Crescimento e expectativas da TKMS
Nos últimos cinco anos, a carteira de pedidos da TKMS triplicou, atingindo um recorde de €18,6 bilhões em 30 de junho de 2025. Espera-se que o aumento nos gastos com defesa na Europa e em países aliados continue nos próximos anos. Após a cisão, a thyssenkrupp AG permanecerá como acionista majoritária da TKMS, participando do sucesso da empresa.
Visão da thyssenkrupp AG
Miguel López, CEO da thyssenkrupp AG, também comentou sobre a listagem da TKMS. Ele destacou que a cisão dá à TKMS acesso direto ao mercado de capitais e representa um compromisso com a soberania industrial europeia.
Com a listagem da TKMS, combinamos independência empresarial com a estabilidade de um acionista âncora forte. A cisão dá à TKMS acesso direto ao mercado de capitais e representa um compromisso com a soberania industrial europeia. Ela também possibilita a criação de valor, tecnologia e empregos qualificados na Alemanha, além de gerar impulso para parcerias e consolidação. Para a thyssenkrupp, este passo é um marco importante em nosso reposicionamento voltado à gestão focada de unidades de alto desempenho – com responsabilidades claras e criação de valor sustentável.
— Miguel López, CEO da thyssenkrupp AG
Ademais, López afirma que a medida possibilita a criação de valor, tecnologia e empregos qualificados na Alemanha, impulsionando parcerias e consolidação.
Projeções para o futuro
A TKMS espera que o potencial de mercado para segurança marítima dobre até meados da década de 2030 e projeta um crescimento médio anual de receita de aproximadamente 10% no médio prazo. A empresa busca alcançar um novo aumento de sua margem EBIT ajustada para mais de 7% no médio prazo, com base na execução otimizada de projetos, maior participação de soluções tecnológicas de alta margem e melhoria da eficiência.
A TKMS é uma das principais empresas navais do mundo, com mais de 8.500 funcionários distribuídos em estaleiros na Alemanha e no Brasil. A empresa atua como fornecedora de sistemas para submarinos e navios de superfície, além de eletrônica marítima e tecnologias de segurança.