A Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com o CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), promove no dia 27 de outubro um webinar da série Diálogos Amazônicos. O evento, que será transmitido às 19h00 no canal da FGV EESP, tem como foco a Amazônia como motor da nova economia verde e peça-chave para o protagonismo sustentável do Brasil no cenário global.
O papel estratégico da Amazônia na bioeconomia
Especialistas se reunirão para discutir o papel estratégico do Brasil no cenário global da bioeconomia e da economia verde. Afinal, a Amazônia é reconhecida como um dos maiores ativos do planeta em biodiversidade e serviços ambientais. A bioeconomia, inclusive, é um dos pilares do programa Nova Indústria Brasil, que prevê investimentos voltados à transição ecológica e à economia circular.
Durante o webinar, os convidados debaterão como a Amazônia pode se consolidar como protagonista nesse processo de desenvolvimento sustentável. Além disso, serão discutidas soluções inovadoras e sustentáveis para a região.
Convidados confirmados
- Julia Cortez da Cunha Cruz – Secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
- Márcio de Miranda Santos – Diretor-Geral do Centro de Bionegócios da Amazônia
A moderação ficará a cargo de Márcio Holland, Coordenador da Pós-Graduação Master da FGV EESP e Colunista do Broadcast/Agência Estado.
Diálogos Amazônicos: um espaço para o futuro da região
O Diálogos Amazônicos é uma plataforma digital que promove discussões aprofundadas sobre temas essenciais para o futuro da Amazônia. Desse modo, reúne especialistas, líderes e representantes da sociedade civil para debater soluções inovadoras e sustentáveis. O evento tem o patrocínio da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Serviço
- Data: 27 de outubro (segunda-feira)
- Horário: 19h00 às 20h00
- Transmissão: Canal no YouTube da FGV EESP
- Para mais informações, acesse: https://evento.fgv.br/dialogosamazonicos2909-621821/
Sobre o Diálogos Amazônicos e o CIEAM
A série “Diálogos Amazônicos” conta com o patrocínio de diversas empresas e entidades, como o CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Bic da Amazônia, Coimpa, Honda, Copag, Mondial, entre outras.
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) é uma entidade empresarial que atua na defesa dos princípios da economia baseada na Zona Franca de Manaus (ZFM). Implementada em 1967, a ZFM é um modelo de desenvolvimento regional que gera empregos e contribui para a preservação da floresta amazônica.
Atualmente, são 600 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O estado do Amazonas possui 546 mil empregos, dos quais 130 mil são diretos do PIM, garantindo a preservação de 97% da cobertura florestal do Amazonas. Em 2024, o faturamento foi de R$ 204 bilhões.