A Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB) anunciou as 11 categorias do Brasil Publisher Awards (BPA) 2025, premiação dedicada aos melhores sites e portais digitais do país. O evento, que será realizado em Porto Alegre em parceria com a PremiumAds, busca reconhecer a inovação, criatividade e relevância editorial no setor.
Como participar do Brasil Publisher Awards 2025
Empresas públicas ou privadas, detentoras de portais, sites ou aplicativos estabelecidas no Brasil, podem participar da premiação. A participação pode ser por indicação da ANPB ou inscrição direta, seguindo o regulamento no site oficial.
Após a indicação, os publishers tornam-se automaticamente “Indicados” e podem seguir para a fase seguinte, sem taxa de inscrição. Para se tornarem finalistas, os participantes devem enviar um vídeo de até 120 segundos apresentando o case do veículo, seus diferenciais e a conexão com o tema “Inteligência Autêntica”, além dos motivos para o reconhecimento. O envio do vídeo é obrigatório para avaliação pelo júri.
Os indicados também podem responder a quatro perguntas opcionais, que oferecem contexto adicional à avaliação e podem ser utilizadas como critério de desempate. O júri será composto por especialistas do mercado de mídia e tecnologia, que selecionarão de três a cinco finalistas por categoria, de acordo com as maiores notas obtidas na avaliação dos vídeos e respostas.
Categorias da premiação
- Melhor site de notícias estadual
- Melhor site de notícias nacional
- Melhor site de entretenimento
- Melhor site de esportes
- Melhor site de games
- Melhor site de economia e/ou finanças
- Melhor site de saúde e/ou bem-estar
- Melhor site de tecnologia
- Melhor site automotivo
- Melhor site de astrologia
- Melhor site de receitas e/ou cozinha
Inteligência Autêntica: o tema do BPA 2025
O tema do BPA 2025, “Inteligência Autêntica”, convida o setor digital e jornalístico a refletir sobre os impactos e oportunidades da Inteligência Artificial. Em um cenário onde a IA influencia a produção, distribuição e o consumo de notícias, a premiação propõe um debate sobre o equilíbrio entre tecnologia, ética e autenticidade editorial.
Além disso, o vice-presidente da ANPB, Riadis Dornelles, compara o momento a uma revolução semelhante à invenção da prensa de Gutenberg. Para ele, “Pela primeira vez desde o século XV, não estamos apenas multiplicando informação, mas alterando a lógica de produção e circulação do conhecimento”.
O uso de algoritmos opacos e a produção de desinformação em escala exigem vigilância. Não podemos terceirizar nossa responsabilidade profissional para uma máquina. A IA pode ser ferramenta, mas jamais árbitro final da verdade.
— Riadis Dornelles, vice-presidente da ANPB
As inscrições podem ser feitas no site: https://bpa.anpb.com.br/.