Home / Internet / Opera Neon: Navegador ganha agente de Deep Research com IA

Opera Neon: Navegador ganha agente de Deep Research com IA

Opera Neon: Navegador ganha agente de Deep Research com IA

A Opera acaba de anunciar o Opera Deep Research Agent (ODRA) para o Opera Neon. O novo agente de pesquisa avançada chega ao navegador com foco em IA e produtividade. O ODRA é o quarto agente integrado ao Neon e representa um novo estágio na arquitetura de navegadores agentivos, nos quais diversas inteligências artificiais colaboram para realizar tarefas e pesquisas complexas com precisão e velocidade.

O que é o Opera Deep Research Agent (ODRA)?

O novo recurso combina diferentes modelos de IA, como Gemini e GPTs, para realizar pesquisas profundas e contextualizadas. Além disso, uma nova camada de orquestração chamada Symphony permitirá que o navegador gerencie automaticamente diversos agentes, entendendo quando agir e quando solicitar a intervenção do usuário.

Com o lançamento do ODRA, a Opera já observa que ele se destaca como um dos melhores agentes de pesquisa profunda, de acordo com benchmarks disponíveis. O Opera Neon introduziu três novos agentes distintos: Chat, Make e Do. Eles atendem a diferentes necessidades dos usuários, que podem acionar o mais adequado para cada tarefa.

Symphony: A nova camada de orquestração

A Opera planeja expandir significativamente o número de agentes no futuro, permitindo que o mais relevante seja ativado conforme a tarefa. Em breve, a empresa também apresentará uma nova interface de usuário, que ajudará o Neon a selecionar automaticamente o recurso ideal para cada situação. Krystian Kolondra, EVP de Navegadores da Opera, explica a ideia por trás da Symphony:

A ideia em que estamos trabalhando internamente chamamos de Symphony, uma camada de orquestração que muda fundamentalmente a forma como os usuários interagem com múltiplos agentes de IA. Em vez de o usuário precisar entender cada agente individualmente, estamos criando uma camada de inteligência unificada, onde uma IA principal gerencia todos esses agentes diferentes.

— Krystian Kolondra, EVP de Navegadores da Opera

Kolondra ainda detalha o funcionamento da Symphony:

  • Cada agente terá suas próprias permissões e configurações, como os aplicativos do seu celular;
  • A camada de orquestração entende as capacidades e casos de uso ideais de cada agente;
  • Ela encaminha suas solicitações de forma inteligente ao agente, ou combinação de agentes, mais adequado;
  • Aprende suas preferências e estilo de trabalho ao longo do tempo;
  • E, o mais importante, sabe quando agir de forma autônoma e quando pedir sua autorização ou opinião.

Além disso, Kolondra complementa:

Isso não é apenas sobre reduzir a confusão, é sobre amplificar a capacidade humana. Quando você tem 50 agentes especializados à disposição, não deve precisar lembrar o que cada um faz. Você só precisa expressar sua intenção — e o sistema deve orquestrar a solução.

— Krystian Kolondra, EVP de Navegadores da Opera

Melhorias internas e o futuro do Opera Neon

O Opera Neon foi projetado como uma ferramenta de produtividade para quem passa muito tempo na web, indo além das simples tarefas de navegação. Atualmente, o navegador exige uma assinatura premium e é independente de agentes de IA específicos, oferecendo acesso a algumas das ferramentas de inteligência artificial mais avançadas do mundo. Recentemente, foram adicionados os suportes para SORA 2 (OpenAI) e Nano Banana (Google) aos assinantes do software. Em breve, o navegador também será compatível com o Veo 3.1 (Google), o que ilustra o compromisso da Opera em oferecer o navegador de IA mais poderoso e avançado disponível.

Opera Neon no ecossistema Opera

A Opera se orgulha de ser a escolha de milhões de usuários que preferem algo diferente do que já vem pré-instalado em seus sistemas. Diferente de outras empresas, a Opera é especializada em desenvolver navegadores e entende que as pessoas são diferentes. Por isso, um modelo “tamanho único” não serve para todos. O software principal, Opera One, é projetado para quem busca uma experiência de navegação mais prazerosa. Já o Opera GX e o Opera Air repensam o que um navegador deve ser, cada um voltado para públicos distintos.

Todos os produtos da Opera incluem uma solução de IA gratuita e avançada, independente de modelo (LLM agnostic). O Neon complementa esse portfólio ao ser voltado para usuários mais avançados e exigentes, que desejam participar ativamente da construção do futuro da navegação web, acreditando que agentes de inteligência artificial serão parte central dessa experiência.

Marcado:

Deixe um Comentário