Home / Tecnologia / Rede Amplia: 28 mil servidores capacitados em inteligência artificial

Rede Amplia: 28 mil servidores capacitados em inteligência artificial

Rede Amplia: 28 mil servidores capacitados em inteligência artificial

A Rede Amplia já capacitou 28 mil servidores federais em temas de inteligência artificial. Liderada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a iniciativa tem como meta alcançar 115 mil servidores até 2026. O Serpro, estatal de inteligência em governo digital, é parceiro da iniciativa e responsável pela trilha voltada a gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), contribuindo para a implementação da Estratégia Federal de Governo Digital e do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).

Parceria estratégica para a transformação digital

Durante a Semana de IA do Serpro, a coordenadora-geral de Fomento à IA Responsável do MGI, Thaciana Cerqueira, destacou o papel da estatal como parceira técnica e formadora de capacidades essenciais para a transformação digital do Estado.

A meta dentro do PBIA é capacitar 115 mil servidores até o final de 2026. Esses números mostram a prioridade dada à qualificação de servidores como base para a entrega de soluções públicas de qualidade.

— Thaciana Cerqueira, coordenadora-geral de Fomento à IA Responsável do MGI

A Rede Amplia integra o Núcleo de IA do Governo, que reúne programas, guias e frameworks para apoiar a adoção responsável da inteligência artificial nos órgãos públicos.

Serpro na formação de gestores de TIC

O Serpro atua diretamente na trilha de capacitação voltada a gestores de TIC, profissionais estratégicos que lidam com infraestrutura, arquitetura, contratação e implementação de soluções baseadas em IA.

O Serpro está conosco na missão de preparar os gestores de TIC para liderar projetos de IA com solidez técnica e responsabilidade.

— Thaciana Cerqueira, coordenadora-geral de Fomento à IA Responsável do MGI

Na estrutura da Rede Amplia, a Enap é responsável pelas ações voltadas a altas lideranças; o MGI, pelos perfis de gestão pública e dados; e o Serpro, pela trilha de gestores de TIC — perfil técnico essencial para definir arquitetura, infraestrutura e contratações de soluções em IA.

Além disso, essa parceria interinstitucional possibilitou a criação de programas adaptados a diferentes perfis de servidores, como os cursos “Fundamentos de TI, Dados e IA” e “Engenharia de Dados e IA Aplicada”, nos quais o Serpro atua na condução técnica e no suporte aos órgãos participantes.

Capacitação em IA para todos os níveis

A Rede Amplia organiza suas ações considerando os níveis operacional, tático e estratégico, com o objetivo de desenvolver competências técnicas, analíticas e éticas em toda a administração pública. Dessa forma, busca garantir que todos os servidores compreendam e saibam aplicar a inteligência artificial.

Precisamos que todos os servidores compreendam o uso da inteligência artificial e saibam aplicá-la para aumentar a produtividade e o valor público entregue ao cidadão.

— Thaciana Cerqueira, coordenadora-geral de Fomento à IA Responsável do MGI

O MGI e o Serpro também discutem a inclusão dessas competências no Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), incentivando que os órgãos incorporem a formação em IA em seus planos de capacitação.

Semana de IA do Serpro: conteúdo disponível online

Perdeu a palestra “Visão do MGI para Inteligência Artificial e Perspectivas do Governo”, com Thaciana Cerqueira? Quer ver tudo o que rolou na Semana de IA do Serpro? Acesse o canal da empresa no Youtube e assista.

O evento foi realizado entre os dias 13 e 17 de outubro, na sede da empresa, em Brasília, cumprindo o objetivo de promover a discussão e o compartilhamento de experiências com palestras de especialistas de governo, empresas de TI e profissionais de mercado, além de workshops para apresentar cases reais, direcionamentos estratégicos e tendências globais na área.

Marcado:

Deixe um Comentário