Home / Podcast / É Nóia Minha: Podcast explora performances diárias e redes sociais

É Nóia Minha: Podcast explora performances diárias e redes sociais

É Nóia Minha: Podcast explora performances diárias e redes sociais

Qual foi a última vez que você fez uma viagem muito legal e já estava pensando na postagem? Aquele momento em que você girou um guardanapo na Grécia ou passou a tarde em uma canoa no Camboja foram planejados como parte da sua performance para seus amigos. Em um episódio complexo e reflexivo, o podcast É Nóia Minha? mergulha nas nossas performances, na tentativa de se enganar e enganar o outro. Com a presença de dois convidados especiais: o escritor best-seller Michel Alcoforado e o jornalista da revista Piauí, João Batista Júnior.

Por que performamos?

Sob o comando da host Camila Fremder, o episódio parte do questionamento “Por que você está performando?” e abre um papo franco sobre a criação de personas e a atuação para alcançar as nossas expectativas e as dos outros. Michel fala com honestidade de seus sentimentos e os desempenhos diários, como ele teve que performar o papel de escritor best-seller no lançamento de seu livro. “Não é só lançar, é filmar que lançou e filmar a fila”, comenta.

Ainda de acordo com Michel, no Brasil o sentimento de inveja se torna um motor, “para gente virar alguma coisa a gente tem que já parecer que é”. Em que compramos objetos de desejo para despertar nos outros a imaginação de quanto dinheiro possuímos.

As diferentes gerações e a performance

João, por sua vez, comenta sobre as diferenças na forma de performance e de postagem de conteúdos entre as gerações. Segundo ele, os multimilionários com mais idade costumam realizar festas grandiosas e compartilhar cada detalhe nas redes, como parte da performance social exigida ao adentrar o “tecido social”. Já os mais jovens não publicam com a mesma frequência, mas expressam esse status de outras maneiras: “Os filhos, os sobrinhos, quando vão fazer 15 anos, também têm DJs internacionais, também fecham o Rosewood. No entanto, eles não postam”.

Entre risadas e análises, o episódio toca em situações complexas e convida o ouvinte a refletir sobre romper com a imagem nas suas performances particulares. Uma conversa intrigante sobre relacionamentos, redes sociais e como agendar a sua onda em um clube com areia que não queima os seus pés faz parte da performance de algumas pessoas.

O episódio está disponível tanto no Spotify quanto no canal do YouTube do É Nóia Minha através do link: https://open.spotify.com/episode/24rxG1IQW4elPULCruGAaM?si=JCB3X_DzSsaJaNZYvH4O5w

Marcado:

Deixe um Comentário