Faltando pouco para o fim do ano, empreendedores já planejam como atrair e fidelizar clientes em 2026. O marketing de experiência ganha destaque como estratégia eficaz para criar vínculos com o público. No entanto, a fidelização exige coerência entre promessa e entrega.
Propósito, transparência e inovação
Para começar 2026 com clientes satisfeitos, Ale Tcholla, sócio e diretor criativo da Blood, lista cinco dicas essenciais que envolvem propósito, transparência e inovação. A Blood é uma agência referência em non-stop experience.
Segundo Tcholla, uma experiência bem-sucedida reflete os valores da empresa de forma genuína. “O consumidor percebe quando há verdade por trás de uma ação, e é isso que o faz confiar e se engajar. O ideal é proporcionar às pessoas um momento memorável e inesquecível”, explica.
O clima no dia do evento, o local, as necessidades do momento, a mensagem a ser transmitida, tudo isso pode ser usado para o branding e para reforçar a imagem do produto. Unir tudo isso de maneira verdadeira e crível é o grande desafio do Live Marketing.
— Ale Tcholla, sócio e diretor criativo da Blood
Os 5 passos para a fidelidade do público
Diante desse cenário, confira os cinco passos essenciais para conquistar a fidelidade do público, segundo o especialista:
- Definir e comunicar um propósito claro
- Ser transparente e coerente em todas as interações
- Explorar inovações tecnológicas para fortalecer a relação
- Planejar ações que se conectem antes e depois do evento
- Criar experiências memoráveis que gerem engajamento espontâneo
1. Propósito claro
Para Tcholla, toda ação precisa partir de um objetivo que represente o valor real da marca para seu público. “A comunicação deve ser direta e consistente. O propósito é o que diferencia uma experiência com impacto real de uma ação apenas estética”, complementa.
2. Transparência e coerência
Além disso, os valores apresentados nas campanhas publicitárias precisam estar alinhados com a realidade das marcas. “É importante que esses valores reflitam o que a marca acredita e o que realmente pode oferecer aos consumidores”, explica.
Para ele, uma campanha eficaz chama a atenção durante o evento e mostra que a marca age de acordo com seus princípios posteriormente. “Assim, os consumidores podem confiar que a empresa cumpre o que promete”, complementa.
3. Inovação tecnológica
Outro ponto importante: a tecnologia como aliada, desde a produção até a comunicação, é fundamental para aproximar-se do público. “Porém, a possibilidade de qualquer pessoa comentar sobre um produto, faz com que as marcas fiquem mais vulneráveis”, ressalta o diretor da Blood.
Tcholla acredita que a tecnologia aproxima e revela. “Usá-la com consciência, desde a produção até o pós-evento, reforça a mensagem e cria novas formas de relacionamento com o público”, afirma.
4. Ações contínuas
De acordo com o executivo, a experiência não se resume ao momento da ativação. A continuidade é o que reforça a lembrança e consolida o vínculo. “O evento é um ponto de contato e a comunicação tem que ser planejada para que ele reforce uma mensagem que vem sendo consolidada”, pontua.
5. Experiências memoráveis
Momentos marcantes despertam emoção e se tornam compartilháveis espontaneamente. Para Tcholla, os eventos presenciais permitem uma experiência sensorial única. “Saber explorar todos esses sentidos para reforçar uma mensagem é um enorme desafio”, conclui.
Ele ainda acrescenta: “Uma experiência memorável não precisa ser grandiosa, mas sim significativa. Quando a empresa toca o público de verdade, ele se torna o maior divulgador da marca”.






