Home / Tecnologia / Escritório de contabilidade: 4 dicas para a era digital

Escritório de contabilidade: 4 dicas para a era digital

Escritório de contabilidade: 4 dicas para a era digital

A digitalização e o crescimento das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estão transformando o mercado contábil, tornando-o mais estratégico e consultivo. No Brasil, com mais de 529 mil profissionais ativos, muitos contadores abrem seus próprios escritórios, o que exige foco e diferenciação. Para ajudar nesse processo, confira quatro dicas para ter um escritório de contabilidade na era digital.

Formalização e regularização

Kelly Sgoti, head de Sucesso do Contador da Omie, empresa de tecnologia e gestão empresarial em nuvem, ressalta a importância de acompanhar as tendências do setor. “O mercado está mais exigente e digital. É fundamental conhecer o público, definir serviços claros, investir em tecnologia e buscar diferenciais competitivos.”

Primeiramente, garanta a conformidade legal (CRC, CNPJ, alvarás) e adote um sistema de gestão integrada, como um ERP completo. O ERP da Omie, por exemplo, oferece uma plataforma 100% na nuvem que centraliza processos como emissão de notas fiscais, controle financeiro, estoque, vendas, compras e integrações bancárias, tudo em tempo real.

Escolha do nicho de atuação

Abrir um escritório “para todos os tipos de clientes” pode parecer uma opção, contudo, definir um nicho de atuação, como MEIs, prestadores de serviço, varejo ou indústrias, permite especialização e eficiência. Soluções como o G-Click auxiliam a mapear as demandas específicas de cada segmento, organizar tarefas e entregar um atendimento consultivo. Com foco, o escritório ganha agilidade e reconhecimento.

Estruturação dos serviços contábeis

Ter clareza nos serviços oferecidos (escrituração, folha, BPO, planejamento tributário etc.) facilita a precificação, comunicação e jornada do cliente. Um portfólio bem definido transmite profissionalismo desde o início.

Comunicação e posicionamento digital

A presença digital, identidade visual e reputação são ativos importantes para atrair e fidelizar clientes. Além disso, invista em qualificação contínua por meio de plataformas de educação especializada no segmento, como a Omie.Academy, que oferece capacitação em contabilidade digital, inovação e gestão de processos.

Apesar dos desafios iniciais, é possível tornar um escritório contábil um negócio sólido, eficiente e valorizado. “A contabilidade vive um momento de valorização, especialmente pela reforma tributária. Com atualização constante e foco na inovação, o contador se torna parceiro estratégico dos seus clientes e protagonista em um setor em constante evolução”, finaliza Sgoti.

Marcado:

Deixe um Comentário