Home / negócios / Fórum Mulheres Mercosul-UE debate protagonismo no comércio

Fórum Mulheres Mercosul-UE debate protagonismo no comércio

Mulheres em debate no Fórum Mercosul-UE

O Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa (CMNLP) anunciou o Fórum Mulheres: Mercosul-UE, um evento dedicado ao protagonismo feminino e à inclusão da perspectiva de gênero no Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

Diálogo e Cooperação

O Fórum se propõe a ser um espaço contínuo de diálogo, cooperação e negócios. A iniciativa reunirá líderes empresariais, políticas, acadêmicas e da sociedade civil. O objetivo principal é assegurar que os benefícios do acordo comercial, que impacta mais de 700 milhões de pessoas, sejam distribuídos de maneira equitativa.

Dessa forma, busca-se promover a inclusão, a justiça social e o fortalecimento econômico das mulheres. Já estão confirmadas as seguintes edições do evento:

  • Lisboa – 28 de outubro de 2025, na Casa da América Latina
  • Brasília – 27 de novembro de 2025, na Confederação Nacional da Indústria (CNI)
  • Fortaleza – 03 de dezembro de 2025, na Federação da Indústria do Estado do Ceará (FIEC)

Temas Centrais do Fórum

A programação do Fórum incluirá painéis temáticos, sessões de networking estratégico e plenárias de compromissos institucionais. Entre os temas a serem abordados, destacam-se:

  • Inclusão de gênero no acordo Mercosul-UE;
  • Acesso feminino a crédito, infraestrutura e ativos produtivos;
  • Fortalecimento do empreendedorismo e da participação política das mulheres;
  • Políticas públicas e recomendações para ampliar a equidade de gênero no comércio internacional.

Rijarda Aristóteles, fundadora e presidente do CMNLP, enfatiza a importância do Fórum:

O Fórum nasce para garantir que as mulheres não sejam apenas beneficiárias indiretas do acordo, mas protagonistas na sua formulação e implementação. É um passo decisivo para transformar oportunidades em resultados concretos — Rijarda Aristóteles, Fundadora e Presidente do CMNLP

Sobre o CMNLP

Fundado e presidido por Rijarda Aristóteles desde março de 2020, o Clube de Mulheres e Negócios em Língua Portuguesa é uma organização internacional que conecta mulheres em todo o mundo. Seu objetivo é promover e facilitar a realização de negócios por meio do networking em Língua Portuguesa. Atualmente, o CMNLP está presente em 18 países, conta com mais de 300 embaixadoras e conecta mais de 7000 mulheres diariamente.

Para mais informações e inscrições, acesse: www.clubemnlp.com/forummmue

Marcado:

Deixe um Comentário