A ST-One, empresa de Ciência de Dados com sede em Curitiba, acaba de expandir sua atuação para 25 países com a chegada aos Países Baixos, na cidade de Elst. A empresa, que tem foco na indústria, consolida sua presença no setor de alimentos e bebidas, onde já possui diversos casos de sucesso. A expansão internacional faz parte do planejamento da companhia, que prevê a entrada no mercado chinês em 2025, na cidade de Yangjiang, também com foco no setor de alimentos e bebidas.
Estratégia de expansão global
De acordo com Tiago Machado, cofundador da ST-One, a estratégia da empresa é focada em grandes grupos industriais com atuação global. “O modelo consiste em iniciar projetos em uma planta específica e, a partir dos resultados, expandir para outras unidades dentro do mesmo grupo. Essa abordagem permite à ST-One fortalecer sua presença internacional e ampliar a capacidade de atendimento global”, explica.
Atualmente, a atuação internacional tem um papel relevante no faturamento da ST-One. Cerca de 80% da receita da empresa provém de clientes fora do Brasil. A expectativa é que a expansão para os Países Baixos e, futuramente, para a China, contribua para aumentar ainda mais essa participação e fortalecer o crescimento anual da companhia.
Plataforma multilíngue e conformidade regulatória
Para operar em diferentes países, a ST-One utiliza uma plataforma multilíngue e conta com especialistas com experiência multicultural. Um dos profissionais que implementou a tecnologia nos Países Baixos, por exemplo, já morou no país por mais de cinco anos. Além disso, a empresa garante conformidade regulatória internacional, cumprindo padrões como SOC2 Type II (segurança da informação) e CFR 21 Part 11, comparada às normas da Anvisa no Brasil.
Desafios da internacionalização
A internacionalização também apresenta desafios, como diferenças regulatórias, legislação trabalhista, proteção de dados e logística, incluindo a documentação necessária para a entrada de tecnologia nos aeroportos. Para minimizar esses impactos, a empresa mantém escritórios estratégicos, como a sede em Delaware, nos Estados Unidos, e estrutura equipes capazes de atender clientes em diferentes fusos horários.
Com a chegada aos Países Baixos e a expansão planejada para a China, a ST-One espera ampliar seu impacto junto a indústrias locais e reforçar sua posição como fornecedora global de soluções tecnológicas. A presença em novos mercados também contribui para maior proximidade com clientes e para o fortalecimento do posicionamento competitivo da empresa no cenário internacional.
Fundada em 2020 pelos engenheiros Guilherme Francescon Cittolin e Tiago Machado, a ST-One tem como CEO o executivo Rodrigo Cruz R. Gonçalvez. A empresa desenvolve uma tecnologia que utiliza a Ciência de Dados para promover a digitalização em diferentes setores da indústria.
A tecnologia desenvolvida pela startup promove a redução de desperdícios e custos, otimizando os processos de produção e operações na cadeia de suprimentos. Além disso, melhora a qualidade e consistência do produto, monitorando diferentes parâmetros relevantes para a indústria.
Em seu portfólio de clientes, a ST-One conta com grandes marcas como ABinBev, Klabin e Pepsico, exportando tecnologia curitibana para mais de 20 países. Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.st-one.io.






