Home / Inclusão / Parque da Mônica promove inclusão com congresso Genial Care

Parque da Mônica promove inclusão com congresso Genial Care

Parque da Mônica promove inclusão com congresso Genial Care

O Parque da Mônica apoiou e recebeu o Congresso Extraordinário 2025 da Genial Care, que visa reforçar a comunicação inclusiva para crianças neurodivergentes. O evento, realizado no último fim de semana, promoveu uma imersão para professores e terapeutas. A ideia central é garantir que toda criança autista tenha o direito de ser compreendida, a partir de experiências enriquecedoras, práticas modernas e ferramentas eficientes.

Promovido pela Genial Care, rede de cuidado de saúde atípica especializada em crianças autistas e suas famílias, o congresso contou com o apoio institucional do Parque da Mônica e do Instituto Mauricio de Sousa Produções, que se destacam como referências de inclusão. A Revista Autismo, que há anos aborda o tema de maneira abrangente, também apoiou a ação. O próprio Parque da Mônica, localizado no Shopping SP Market em São Paulo, foi palco dos debates, reunindo mais de 500 participantes, tanto presencialmente quanto online.

Estratégias e práticas inclusivas

O Congresso incluiu palestras, oficinas e talks inspiracionais com especialistas nacionais e internacionais em comunicação aumentativa e alternativa (CAA), autismo e educação inclusiva. O objetivo principal do evento foi promover estratégias práticas para tornar a comunicação verdadeiramente inclusiva. Além disso, o evento buscou entregar ferramentas que os profissionais possam aplicar no dia a dia.

Esta edição do Congresso Extraordinário foi totalmente dedicada a ampliar o acesso à comunicação em diferentes contextos: casa, escola e clínica. Reconhecemos que, sem comunicação acessível, não há aprendizagem possível. Reunimos especialistas nacionais e internacionais em educação e autismo, com foco em atingir o máximo potencial das crianças com TEA em idade escolar.

— Kenny Laplante, fundador da Genial Care

Selo de Inclusão Genial Care

Durante os dois dias de programação, o Congresso Extraordinário 2025 promoveu momentos de destaque. Um deles foi o talk “Selo de Inclusão Genial Care: Projeto de adaptação cognitiva no Parque da Mônica”. Raissa Almeida e Fernanda Mascarim, da gestão do Parque da Mônica, juntamente com Grazielle Bonfim e Gabriela Bandeira, da Genial Care, abordaram os bastidores e aprendizados do projeto-piloto realizado no Parque da Mônica em parceria com a Genial Care, que ofereceu treinamento sobre comunicação inclusiva a mais de 250 profissionais. A iniciativa demonstrou como a adaptação cognitiva pode tornar o lazer mais acessível para crianças autistas, consolidando o parque como referência nacional em inclusão.

Logo após a pandemia, quando o Parque da Mônica reabriu, começamos com treinamentos trimestrais para toda a equipe, abordando o atendimento a famílias com crianças atípicas. Sempre buscamos que a inclusão seja uma rotina dentro da nossa operação. Nós cumprimos a lei, porém o que mais marca é a atitude, já que os treinamentos que aplicamos não são somente para que sejam repercutidos na jornada do trabalho, mas para que nossos colaboradores possam levar para a vida.

— Fernanda Mascarim, Gerente de Receitas Internas do Parque da Mônica

Histórias em quadrinhos e inclusão

O encerramento do primeiro dia de evento também foi marcado por uma conversa inspiradora entre Francisco Paiva Jr., da Revista Autismo, e Larissa Purvinni, do Instituto Mauricio de Sousa, no talk “O poder das histórias em quadrinhos na inclusão de autistas”. O público pôde conhecer de perto a trajetória do personagem André, o primeiro autista da Turma da Mônica, e compreender como suas histórias ajudam a promover empatia e representatividade.

Além disso, Kenny Laplante, da Genial Care, enfatiza a importância de iniciativas como o Congresso Extraordinário, destacando que, para além das políticas públicas e dos investimentos em infraestrutura, é fundamental criar espaços de formação e troca de experiências entre profissionais, famílias e especialistas. A transformação da educação inclusiva acontece quando teoria e prática se encontram, oferecendo às crianças autistas não apenas o direito de estar na escola, mas de realmente pertencer a ela e realizar sua trilha de aprendizado.

Parque da Mônica: parceiro estratégico

O Parque da Mônica tem se destacado por sua infraestrutura e iniciativas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, sensorial e autistas. Entre as iniciativas, destaca-se a “Hora do Silêncio”. Durante a primeira hora de funcionamento, o parque reduz estímulos visuais e sonoros, favorecendo visitantes com autismo ou transtorno do processamento sensorial.

A Sala do Silêncio é um ambiente de baixo estímulo para descanso e adaptação de visitantes com TEA ou outras necessidades sensoriais. Outra iniciativa recente lançada foi o Guia Sensorial. O conteúdo tem como principal objetivo facilitar a visita das famílias e de pessoas com transtorno do processamento sensorial, disfunção de integração sensorial, autismo, deficiência intelectual, entre outras necessidades.

Atendimento prioritário, cordão de girassol para deficiências ocultas, empréstimo de fones abafadores e banheiros e trocadores acessíveis são outras iniciativas importantes.

Marcado:

Deixe um Comentário