A crescente crise de confiança digital no Brasil é o tema central do documentário “A Nova Economia do Engano”, produzido pela Prosa Press com o patrocínio da Caf, empresa especializada em inteligência antifraude. O filme busca conscientizar o mercado e a sociedade sobre os desafios impostos pelos avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial (IA), e a atuação de fraudadores.
Inteligência Artificial e a escalada das fraudes
Com reportagem da jornalista Patricia Travassos, o documentário provoca o público a refletir sobre a veracidade das imagens apresentadas, estimulando uma análise sobre o que é real no mundo digital e como o uso indevido de materiais gerados por IA pode prejudicar pessoas e empresas.
Marcelo Sousa, VP de Produto da Caf, destaca a atuação de dois grupos principais: fraudadores que buscam burlar sistemas e falsificar documentos, e golpistas que utilizam enredos criativos para obter informações pessoais e acessos ilícitos. “Em ambas as situações, os grupos aperfeiçoaram e escalaram suas tentativas com o uso da IA. Contudo, acreditamos que, ao combinar diversas ferramentas, incluindo IAs, e nossa expertise, somos capazes de barrar as ameaças e estar um passo à frente”, reforça ele.
Em ambas as situações, os grupos aperfeiçoaram e escalaram suas tentativas com o uso da IA. Contudo, acreditamos que, ao combinar diversas ferramentas, incluindo IAs, e nossa expertise, somos capazes de barrar as ameaças e estar um passo à frente.
— Marcelo Sousa, VP de Produto da Caf
Especialistas debatem as consequências da fraude digital
O documentário reúne especialistas de diversas áreas para discutir as origens e consequências da fraude digital. Entre os participantes estão André Sanchez, Diretor de Risco e Prevenção a Fraudes da Creditas; Bruno Araújo, ex-diretor de operações da Saúde Sim; Ergon Cugler, pesquisador do laboratório DesinfoPop da FGV; e Dr. Leonardo Sica, presidente da OAB-SP, além do executivo da Caf.
Estratégias para mitigar fraudes e proteger empresas
Com presença global, a Caf tem apoiado empresas a reduzirem perdas bilionárias com fraudes digitais e a fortalecerem a cultura de confiança em suas operações. A empresa também busca atender às necessidades das PMEs, que se mostram vulneráveis no mercado de cibersegurança.
Rodrigo Lattaro, VP Global de Marketing da Caf, explica que a empresa tem se mantido atenta a esses casos e que a fraude é vista como um catalisador de inovação. “Parte do nosso trabalho inclui liderar discussões profundas sobre tecnologias emergentes e planejar o futuro que, dentro dessa temática, é essencial, pois novas abordagens e desafios surgem todos os dias”, afirma Lattaro. Ele ainda sinaliza que a companhia está construindo um reposicionamento e novas soluções para 2026, visando fortalecer a confiança para as empresas atuarem com segurança e protegerem suas operações.
O filme está disponível no site da companhia.






