O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking global de vítimas de fraude online. Um estudo inédito da Veriff, empresa especializada em verificação de identidade, revela um cenário preocupante de perdas financeiras e uso crescente de inteligência artificial (IA) em golpes.
Brasileiros são alvos frequentes de fraudes
De acordo com o Índice de Fraude 2025 da Veriff, 26% dos brasileiros relataram ter sofrido fraudes cinco vezes ou mais nos últimos 12 meses. Esse número é significativamente superior aos Estados Unidos (15%) e ao Reino Unido (10%). Além disso, as perdas financeiras são alarmantes: quase 40% dos entrevistados no Brasil tiveram prejuízos acima de R$ 1.300, enquanto 5% perderam mais de R$ 26 mil em um único ataque.
Globalmente, a pesquisa mostra que 95% dos entrevistados se depararam com algum tipo de atividade fraudulenta ou suspeita no último ano. No entanto, a situação no Brasil se destaca pela alta frequência dos golpes.
A sofisticação dos golpes com inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) e os deepfakes têm impulsionado a sofisticação dos golpes online. O relatório da Veriff indica um aumento de mais de 21% nos casos de fraude online em relação ao ano anterior. Além disso, 78% dos entrevistados em todo o mundo já foram alvo de tentativas de golpe utilizando essas novas tecnologias.
A maioria dos respondentes demonstra preocupação com esses tipos de crime. No Brasil, 60% dos consumidores afirmaram ter sofrido tentativas de ataque com IA.
A sofisticação dos ataques com IA e deepfakes já não é hipótese, é realidade. No Brasil, consumidores estão entre os mais exigentes do mundo quanto à segurança. As empresas que não investirem em verificação de identidade e tecnologias de ponta correm o risco de perder clientes, dinheiro e reputação.
— Andrea Rozenberg, diretora de mercados emergentes na Veriff
Consumidores exigem mais segurança digital
Além dos prejuízos financeiros, o estudo também revela que os consumidores brasileiros estão exercendo maior pressão sobre empresas e plataformas digitais. Para 78,8% dos usuários, é fundamental receber reembolso em caso de fraude. Adicionalmente, 87% afirmam considerar o histórico de prevenção de fraudes de uma empresa antes de contratar seus serviços.
Outro dado relevante é que 80% dos brasileiros consideram medidas de segurança, como biometria facial, selfie e verificação de documentos, extremamente importantes ao interagir com e-commerce, marketplaces e serviços financeiros. Diante desse cenário, investir em proteção e segurança é crucial.



