A NVIDIA está oferecendo um grande impulso ao setor de telecomunicações com o lançamento do software Aerial de código aberto, visando a construção de redes 5G e 6G nativas de IA. O software NVIDIA Aerial será disponibilizado em diversas plataformas NVIDIA, incluindo a NVIDIA DGX Spark.
Com o código aberto e um supercomputador acessível, pesquisadores de IA-RAN e redes sem fio podem acelerar a prototipagem e o desenvolvimento de produtos. Essa iniciativa visa construir redes móveis nativas de IA de próxima geração, impulsionando a colaboração aberta e ampla.
Código Aberto: Remodelando o Wireless
O código aberto está transformando indústrias ao quebrar barreiras à inovação e acelerar a colaboração. A NVIDIA é uma das principais contribuidoras, inclusive para o setor de telecomunicações. O software NVIDIA Sionna, anteriormente de código aberto, já ultrapassou 200.000 downloads e 500 citações.
Acreditamos muito no poder da colaboração que vem com o compartilhamento de ferramentas, ideias e códigos. Isso é parte da essência da NVIDIA: essa conexão com a comunidade de desenvolvedores. Agora queremos trazer avanços colaborativos para o 6G em prol do crescimento da IA, o que nos permitirá saltos exponenciais e incríveis.
— Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina
Atualmente, a NVIDIA está disponibilizando o código-fonte aberto para seu software Aerial, incluindo Aerial CUDA-Accelerated RAN, Aerial Omniverse Digital Twin (AODT) e o novo Aerial Framework.
Espera-se que esses recursos, antes limitados, estejam disponíveis no GitHub sob a licença Apache 2.0 a partir de dezembro, com o lançamento do AODT em março de 2026. Isso capacitará desenvolvedores a criar soluções RAN 5G e 6G full-stack e nativas de IA. Eles podem experimentar e criar soluções de rede nativas de IA sem restrições, acelerando a transição da pesquisa para a implantação no mundo real.
Recursos do Aerial de Código Aberto
O próximo lançamento de código aberto do Aerial está repleto de recursos, incluindo:
- Aerial Framework para converter código Python em código CUDA de alto desempenho para execução em plataformas de computadores NVIDIA Aerial RAN.
- Modelos neurais com tecnologia de IA, como estimativa avançada de canal para melhorar significativamente o desempenho sem fio.
- Uma estrutura de dApp para fornecer a aplicações de terceiros acesso a dados da camada física em tempo real por meio de interfaces de programação de aplicações seguras.
- Pipelines personalizáveis com módulos que os desenvolvedores podem modificar seletivamente ou substituir por seu próprio código para criar software RAN full-stack.
Esses recursos possibilitaram a primeira pilha sem fio nativa de IA feita nos Estados Unidos, apresentando as primeiras aplicações 6G, incluindo agilidade de espectro e detecção e comunicações integradas.
DGX Spark: Supercomputador de Mesa para P&D Sem Fio
O NVIDIA DGX Spark, o menor supercomputador de IA do mundo, já está disponível para pesquisas nativas de IA em 5G e 6G. Ele oferece o desempenho necessário para executar o software NVIDIA Aerial ou Sionna em um espaço compacto e econômico. O DGX Spark capacita equipes a prototipar redes sem fio completas e treinar e refinar continuamente seus modelos de IA usando dados reais coletados em diversos ambientes de rádio.
Além disso, o Kit de Pesquisa NVIDIA Sionna agora suporta DGX Spark, oferecendo um laboratório 6G nativo de IA em uma caixa para prototipagem rápida. Ele reúne todos os componentes necessários para pesquisar e validar o desempenho de algoritmos de IA/ML remotamente.
O NVIDIA Aerial Testbed agora suporta DGX Spark, permitindo testes over-the-air de redes 5G e 6G full-stack aceleradas por CUDA. Projetado para acelerar o desenvolvimento de produtos comerciais, ele oferece integração entre o gêmeo digital da rede e a implantação em tempo real.
Colaboradores Criam 6G Nativo de IA na NVIDIA
O portfólio NVIDIA AI Aerial oferece aos desenvolvedores os meios para criar, treinar, simular e implantar sistemas RAN nativos de IA full-stack mais rápido do que nunca. Milhares de inovadores sem fio ao redor do mundo já estão aproveitando o portfólio NVIDIA AI Aerial para pesquisa e desenvolvimento.
A AI-RAN Alliance está moldando a arquitetura central das redes sem fio nativas de IA, reunindo mais de 100 pioneiros do setor de telecomunicações por meio de grupos de trabalho, laboratórios e demonstrações ao vivo, muitos dos quais foram desenvolvidos usando o NVIDIA AI Aerial.
Com o software Aerial de código aberto da NVIDIA e o DGX Spark, os desenvolvedores podem criar sistemas sem fio modulares definidos por software e experimentar livremente, de laboratórios a ambientes reais. Este é um facilitador essencial para impulsionar inovações em AI-RAN que aumentam a eficiência do espectro, aprimoram o desempenho da rede e impulsionam novas aplicações de IA, em um ritmo nunca visto no setor.
— Alex Jinsung Choi, presidente da AI-RAN Alliance
Ao quebrar barreiras e convidar a participação de desenvolvedores, a NVIDIA está catalisando uma onda de colaboração 5G e 6G que moldará a competitividade nacional e os padrões globais. O compromisso da NVIDIA com o acesso aberto e a colaboração global representa um marco fundamental para o setor de telecomunicações.






