O Brasil será palco do 36º Encontro Internacional de Astronautas (ASE 2025), de 3 a 7 de novembro de 2025. O evento reunirá cerca de 100 astronautas, cosmonautas e taikonautas de 20 países. Durante uma semana, eles participarão de atividades culturais, sessões técnicas e promoverão o encontro internacional de astronautas e o networking global.
Programação e destaques do evento
A programação do Encontro Internacional de Astronautas combinará sessões exclusivas sobre temas como a Estação Espacial Internacional, cooperação internacional e segurança planetária, incluindo ameaças de asteroides. Além disso, haverá encontros com lideranças de ciência, tecnologia e educação.
A abertura e os trabalhos técnicos ocorrerão no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP). A cidade de São Paulo receberá um coquetel e exposição no Museu Catavento, bem como a cerimônia de encerramento no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina.
Painéis de discussão
Entre os painéis programados, destacam-se: Programa Espacial Brasileiro e tecnologias correlatas; Reflexões sobre o programa do Ônibus Espacial; Apollo–Soyuz; e debates sobre a ISS. A moderação e participação contarão com nomes como Marcos Pontes (Brasil), Bob Cabana (EUA), Norman Thagard (EUA), Alexander P. Alexandrov (Rússia), Yuri Usachev (Rússia), Drew Feustel (EUA), Anousheh Ansari (Irã) e Tom Marshburn (EUA), entre outros convidados internacionais.
A agenda também inclui atualizações de agências espaciais e um bloco dedicado ao setor comercial e novas tecnologias, com a participação de empresas como VAST, Axiom Space e Sierra Nevada. O público poderá participar de atividades abertas, como o Community Day e o concerto “Queremos Paz no Planeta”, no Memorial da América Latina.
Importância do encontro para o Brasil
Como a única associação profissional global de astronautas, a ASE promove a exploração espacial responsável e o intercâmbio entre países e setores. A realização do Planetary Congress no Brasil cria uma plataforma inédita de visibilidade e relacionamento para universidades, empresas e governos. Dessa forma, conecta inovação, sustentabilidade e educação, impactando diretamente a formação de talentos e o ecossistema de ciência e tecnologia.
Para o meio empresarial, o evento representa uma oportunidade estratégica de posicionamento e acesso a parcerias e tecnologias globais.
Trazer o Planetary Congress ao Brasil cria uma plataforma inédita de visibilidade e relacionamento para universidades, empresas e governos, conectando inovação, sustentabilidade e educação com impacto direto na formação de talentos e no ecossistema de ciência e tecnologia. — Association of Space Explorers (ASE)






