Segundo o Atlas dos Pequenos Negócios 2023, do Sebrae, o segmento de microempreendedores individuais (MEIs) movimentou cerca de R$39 bilhões por mês. Os dados reforçam como os MEIs, especialmente na região sudeste do Brasil, conseguem impulsionar a economia. A chave para o crescimento, de acordo com o especialista em inteligência artificial e gestão de processos empresariais Bruno Castro, do Grupo Savel, está na simplicidade.
Automatização como estratégia
Para o especialista Bruno Castro, automatizar pequenas etapas do dia a dia pode fazer a diferença. “Automatizar pequenas etapas do dia a dia — como o controle de estoque, o atendimento ao cliente e a gestão de finanças — pode liberar tempo e energia para o que realmente importa: inovar e atender melhor”, explica.
Além disso, Castro destaca que o uso de ferramentas acessíveis de IA e organização digital permite que mesmo profissionais autônomos “tenham uma estrutura de gestão comparável à de grandes empresas, sem precisar de grandes investimentos”.
Aplicações e resultados
Com o avanço das tecnologias e o fortalecimento da cultura empreendedora, os pequenos negócios seguem mostrando que processos simples, quando bem aplicados, geram resultados extraordinários.
Processos são naturais de grandes indústrias, então é natural que essas ações chegassem em outros segmentos. As gigantes do mercado são assim por diversos fatores como processos bem definidos, uso correto da tecnologia e disciplina na aplicação de regras, cadências e soluções.
— Bruno Castro, especialista em Processos, Tecnologia e Mentalidade
Portanto, a modernidade chegou para melhorar e não para atrapalhar, completa Castro.






