Home / Tecnologia / Encontro Internacional de Astronautas debate espaço comercial e tecnologias

Encontro Internacional de Astronautas debate espaço comercial e tecnologias

Astronautas em debate sobre espaço comercial em Mogi das Cruzes

O 36º Encontro Internacional de Astronautas (ASE 2025) realiza, na próxima terça-feira, no Club Med Lake Paradise, a sessão técnica “Espaço Comercial e Novas Tecnologias para Operações Aeroespaciais”. O evento ocorrerá em Mogi das Cruzes (SP), das 17h às 19h30.

Painel de especialistas

O astronauta Alper Gezeravcı (Axiom Space) será o moderador do encontro. O painel reunirá nomes importantes que estão liderando a transição do setor para a órbita comercial, com foco em estações privadas, veículos reutilizáveis, habitats modulares, missões tripuladas e protocolos de segurança e desempenho humano.

A pauta inclui o debrief da missão Axiom-4 à Estação Espacial Internacional (ISS), com Tibor Kapu apresentando lições de engenharia, operações de bordo e resultados científicos aplicáveis a futuras tripulações privadas. Além disso, será discutido o roadmap da Vast, representada por Drew Feustel, com estações modulares e a ambição de gravidade artificial.

Visão e soluções para o futuro

Koichi Wakata detalhará a interoperabilidade entre a ISS e a futura Axiom Station, apresentando a visão “Building for Beyond” da Axiom Space. Tom Marshburn abordará o Dream Chaser® e habitats infláveis para LEO, representando as soluções da Sierra Nevada Corporation/Sierra Space, conectando performance humana, logística e sustentabilidade de missão.

Segundo Gezeravcı, “a nova economia espacial nasce da convergência entre ciência, indústria e cadeias de suprimento, reduzindo custos por meio de reutilização, automação e padronização e ampliando o acesso a P&D, manufatura em microgravidade e serviços em órbita”.

A nova economia espacial nasce da convergência entre ciência, indústria e cadeias de suprimento, reduzindo custos por meio de reutilização, automação e padronização e ampliando o acesso a P&D, manufatura em microgravidade e serviços em órbita.

— Alper Gezeravcı, astronauta da Axiom Space

Para o público brasileiro, a sessão reforça oportunidades em componentes, materiais avançados, software, telecom, saúde, educação STEM e observação da Terra, além de parcerias em treinamento, ensaios e certificações.

Segurança e governança

A programação também dará destaque às boas práticas de segurança, governança de dados, interfaces homem-sistema e modelos de financiamento. O objetivo é viabilizar missões comerciais com risco controlado e tempo de giro menor entre conceito, teste e operação.

O setor aeroespacial é um motor econômico global. Somente a aviação sustentou em 2023 US$ 4,1 trilhões, o equivalente a 3,9% do PIB mundial, e 86,5 milhões de empregos, de acordo com dados da IATA/ATAG (Oxford Economics).

Em paralelo, a economia espacial atingiu US$ 613 bilhões em 2024, com 78% vindo do setor comercial, mostrando tração acelerada de receitas e novos serviços digitais, segundo a Space Foundation.

Marcado:

Deixe um Comentário