Home / Varejo / Tecnologia reduz perdas bilionárias no varejo com inovação

Tecnologia reduz perdas bilionárias no varejo com inovação

Tecnologia reduz perdas bilionárias no varejo com inovação

O varejo brasileiro enfrenta um grande desafio: um levantamento da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em parceria com a KPMG, revelou que o setor registrou R$ 36,5 bilhões em perdas em 2024, o equivalente a 1,51% do faturamento líquido. Essa perda bilionária representa um aumento em relação a 2022 (1,48%) e reflete o impacto crescente de furtos e falhas operacionais na rentabilidade das redes.

Tecnologia como aliada na redução de perdas

Diante desse cenário, a tecnologia surge como a principal aposta para mitigar perdas sem comprometer a experiência do cliente. Soluções inteligentes integradas unem proteção, eficiência operacional e uma melhor experiência de compra, como aponta Thiago Artacho, CEO da Green Tech Solutions, empresa especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo.

Segundo a IDC Brasil, o varejo foi o segundo setor que mais investiu em transformação digital em 2024, com um crescimento de 13,9% em soluções para eficiência operacional e prevenção de perdas. Além disso, o estudo Retail Tech Report 2025 indica que 8 em cada 10 varejistas brasileiros planejam aumentar seus investimentos em tecnologia para segurança inteligente nos próximos 12 meses.

Exemplos de aplicação da tecnologia no varejo

Na megaloja da Casas Bahia em São Paulo, foi adotado o ecossistema OneKey, da InVue, implementado pela Green Tech. Produtos de alto valor, como smartphones e notebooks, permanecem expostos para experimentação, mas protegidos por sistemas como OnePOD e AOP.

A segurança é um pilar fundamental quando falamos em experiência no varejo físico. Na flagship, buscamos oferecer um ambiente onde o cliente possa interagir com os produtos de forma natural, fluida e protegida — Cristian Cândido, Executivo de Prevenção de Perdas do Grupo Casas Bahia

Outro exemplo notável é a flagship da TIM em São Paulo, que também investiu no ecossistema integrado da Green Tech. A operadora adotou cadeados eletrônicos sem fio, fechaduras eletrônicas Smart Lock PL701 e o Stop Lock eletrônico NS6C para garantir a segurança dos produtos em exposição.

Todas as soluções na loja da TIM são wireless e conectadas à chave inteligente IR4, centralizando toda a operação de segurança com uma única chave.

Criamos um ambiente de alta proteção com estética clean, sem fios aparentes. A tecnologia evita furtos sem roubar a atenção do produto em exposição — Thiago Artacho, CEO da Green Tech Solutions

Fábio Reis, diretor Comercial Regional da TIM em São Paulo, complementa: “A ideia é que o cliente viva a marca TIM de um jeito novo — com mais proximidade e experiências reais. Queremos que cada visita seja surpreendente, inspiradora e marcante”.

Marcado:

Deixe um Comentário