A Xá de Cana, bebida mineira que une cachaça de alambique, caldo de cana natural e limão, encerrou sua participação na 2ª Feira de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (C-PLPEX), em Macau, China, com resultados expressivos. A presença da Xá de Cana reforçou o protagonismo feminino e a força da cachaça nacional no cenário internacional.
Repercussão na feira C-PLPEX
Durante os quatro dias da feira, a fundadora Sthella Gomes Lima compartilhou sua surpresa com a recepção do público chinês:
Os chineses realmente adoraram a Xá de Cana. Outros países, como Portugal e Angola, também demonstraram interesse e adquiriram unidades da bebida. Voltar para o Brasil sem carga é um ótimo sinal! — Sthella Gomes Lima, fundadora da Xá de Cana
O entusiasmo pela bebida brasileira se manifestou em degustações, vídeos compartilhados e festas com participação de nomes relevantes do evento.
Novos mercados e exportação da cachaça
Como resultado, foram iniciadas conversas para ampliar o projeto de internacionalização da Xá de Cana e de outras cachaças, com apoio do grupo Serpa, especialista em comércio exterior. Sthella destaca o potencial de crescimento:
Estamos fomentando o desenvolvimento para exportação e buscando parcerias, inclusive com órgãos governamentais, para fortalecer a exportação da cachaça brasileira. É um projeto com enorme valor estratégico para o setor. — Sthella Gomes Lima, fundadora da Xá de Cana
Além disso, a experiência internacional evidenciou que a Xá de Cana está preparada para conquistar paladares ao redor do mundo, reafirmando sua missão de ressignificar a cachaça.
Sobre a Xá de Cana
Lançada em dezembro de 2023, a Xá de Cana é a primeira caipirinha de caldo de cana pronta para beber do mundo. A marca nasceu em Belo Horizonte com a proposta de unir tradição, brasilidade e inovação.
O sucesso da bebida, levou a Xá de Cana a conquistar prêmios importantes, como o Brasil Spirit Cup, o Brasil RTD Cup e o The Best of Show – Fabricação do Ano na Brasil Beer Cup 2024, além de ter sido escolhida a Melhor Bebida do Carnaval de BH em 2024.
Em 2025, a marca inaugurou sua primeira loja física no Mercado Central de Belo Horizonte, um dos principais cartões-postais da cidade, onde comercializa bebidas e produtos exclusivos.
A história da Xá de Cana se confunde com a trajetória de sua criadora, Sthella Gomes Lima, uma das poucas mulheres à frente de uma marca de bebida alcoólica no país. Com identidade vibrante e linguagem acessível, a Xá de Cana representa o novo Brasil: diverso, criativo e cheio de sabor.






