O mês de novembro será de imersão no cinema para alunos de três escolas públicas de Niterói. O projeto “Aeroplano: Introdução ao Audiovisual nas Escolas” acontecerá até o dia 19 em duas escolas municipais e uma estadual da cidade. O objetivo é apresentar aos estudantes os fundamentos da linguagem cinematográfica e estimular a criação artística a partir de suas próprias vivências.
Linguagem cinematográfica e criatividade
O curso inclui introduções a conceitos básicos como plano, cena, sequência e montagem. Além disso, propõe exercícios lúdicos que valorizam os sonhos, afetos e desejos dos jovens como ponto de partida para a criação. A proposta é incentivar cada participante a descobrir sua própria sensibilidade artística através do audiovisual.
Segundo Lucas Reis, coordenador pedagógico do projeto, a iniciativa busca oferecer uma introdução prática à produção audiovisual para jovens da rede pública.
“O coletivo Aeroplano já realiza oficinas, cineclubes e mostras cinematográficas em escolas de Niterói e pretende ampliar suas atividades, desenvolvendo oficinas de realização audiovisual a partir dos dispositivos que os próprios alunos utilizam”.
— Lucas Reis, coordenador pedagógico do projeto
Cronograma das Oficinas
As aulas acontecerão nas escolas E.M. Alberto Francisco Torres, E.M. Antinóia Silveira Miranda e C.E. Guilherme Briggs entre os dias 3 e 19 de novembro. O curso começa com uma abordagem teórica sobre a linguagem do cinema, seguida de atividades práticas de gravação e criação, estimulando os alunos a reconhecer e aplicar os conceitos discutidos em sala.
Cinema como ferramenta de educação e expressão
Para os coordenadores, o cinema nas escolas é uma ferramenta essencial de educação e expressão.
“A proposta de um ensino criativo é, antes de tudo, cultivar a atenção e a delicadeza. O que sentimos é o primeiro passo para a expressão artística. Queremos provocar os alunos a refletirem sobre o que veem, o que sentem e o porquê de suas escolhas estéticas”, afirma Lucas, destacando ainda que o ensino de audiovisual é fundamental para o desenvolvimento do olhar crítico dos estudantes.
Para Fabrício Basílio, produtor executivo, o ensino de audiovisual traz à tona o olhar para imagens que é cada vez mais comum na rotina dos estudantes, mas que não há espaço entre os muros da escola. Segundo ele, atuar com as imagens e sons é aguçar a recepção crítica que o estudante venha a ter com as imagens que lhe são oferecidas em sua rotina, sejam elas de publicidade, telenovelas, telejornais, dentre outros.
“A linguagem audiovisual já faz parte do cotidiano de grande parte da sociedade, inclusive das crianças. Fomentar o cinema nas escolas é essencial para que o audiovisual se torne parte do ambiente educacional, tanto por meio de educadores quanto dos próprios alunos”, completa Basílio.
Victoria Pereira, coordenadora de produção do projeto, conta que em pouco mais de um ano de atuação, o Coletivo Aeroplano tem se consolidado como um criador de espaços de exibição e formação em audiovisual na cidade de Niterói.
“Já realizamos uma mostra de cinema educacional, um cineclube e um festival de cultura geek, e agora seguimos com o projeto Aeroplano nas Escolas, oferecendo oficinas de audiovisual para estudantes da rede pública de Niterói” diz.
O projeto foi contemplado por meio do Edital de Chamada Pública Fluxos Fluminenses nº 06/2024, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC), no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal.






