Home / Tecnologia / Serpro lança ConversAÍ Studio para uso seguro de IA no governo

Serpro lança ConversAÍ Studio para uso seguro de IA no governo

Logotipo do ConversAÍ Studio, nova ferramenta de IA do Serpro.

O Serpro está preparando o lançamento do ConversAÍ Studio, uma solução de inteligência artificial generativa voltada, principalmente, ao setor público. Criada pelo Centro de Excelência (CoE) em Ciência de Dados e IA da empresa, a ferramenta permitirá que órgãos governamentais tenham seu próprio chat GPT, interagindo com seus documentos e bases de conhecimento, de maneira simples, rápida e, sobretudo, com segurança, governança e soberania sobre os dados.

ConversAÍ Studio: a solução para dados estratégicos e sensíveis

O gerente do CoE, Carlos Rodrigo Fonseca Lima, apresentou a novidade durante a Semana de IA do Serpro, destacando que a ferramenta foi desenvolvida como uma resposta à necessidade de garantir soberania e governança sobre dados públicos. “O ConversAÍ Studio é a solução do Serpro que vai resolver quando você precisa conversar com os seus dados estratégicos e sensíveis. É uma ferramenta que permite usar modelos de IA generativa com segurança, dentro da nossa infraestrutura”, explicou.

Uma conversa segura e soberana

Mais do que um simples assistente de conversas, o ConversAÍ Studio representa uma implementação de RAG as a Service (sigla para Retrieval-Augmented Generation). Essa arquitetura combina modelos de linguagem generativa com bases de conhecimento específicas de cada órgão, permitindo que agentes de IA atuem como verdadeiros assistentes digitais.

O ConversAÍ Studio opera sobre a plataforma de IA generativa do Serpro. Com a nova ferramenta, a estatal de TI cria uma solução pronta para uso pelos órgãos públicos, que poderão disponibilizar assistentes de IA com acesso controlado aos seus conteúdos institucionais. Assim, o servidor poderá consultar normas, regulamentos, contratos ou dados administrativos por meio de perguntas em linguagem natural, sem que essas informações saiam do ambiente tecnológico do governo.

“Quando você joga a sua base de conhecimento dentro da ferramenta, ela gerencia o uso de acordo com o seu contexto de negócio. Pode ser uma divisão, um departamento ou toda a instituição. Tudo com governança e segurança dos dados”, afirmou Carlos Rodrigo. O gerente ainda destaca que a solução também poderá ser contratada pelo setor privado, aplicada ao objetivo específico da empresa.

Inteligência artificial para ampliar a produtividade

Esses agentes são capazes de responder perguntas complexas, resumir documentos, cruzar informações e oferecer respostas contextualizadas, de acordo com a realidade e o vocabulário técnico de cada instituição pública. Na prática, a solução ajuda o servidor a encontrar rapidamente normas, dados ou procedimentos administrativos, economizando tempo e aumentando a eficiência do trabalho diário.

Além de aumentar a eficiência no trabalho de análise e pesquisa, a solução também se destaca pela preocupação com a segurança da informação. “Eu sei que é legal demais usar as ferramentas populares de IA para fazer análises, responder e-mails ou tratar documentos. Mas elas não devem ser usadas para informações corporativas, protegidas. Quando você executa uma tarefa no nosso ambiente, temos a garantia de que a informação não será ‘vazada’”, reforçou.

Estratégia de IA do Serpro

O ConversAÍ Studio representa mais um avanço na estratégia de inteligência artificial soberana conduzida pelo Serpro. A empresa vem investindo em infraestrutura de alto desempenho, protocolos seguros de integração entre modelos e sistemas, além de pesquisas para desenvolver modelos próprios de linguagem treinados em português, voltados a diferentes domínios de negócio do setor público.

Toda a arquitetura é construída sobre modelos open source, como Mistral, Llama, Gemma, GPT OSS e DeepSeek, trabalhados e executados no SerproLLM, o ecossistema de IA generativa da empresa. O projeto foi desenvolvido com recursos e infraestrutura já disponíveis no Serpro. Toda a execução ocorre em servidores com GPUs de alto desempenho, localizados em datacenters da própria empresa, o que impede o tráfego de informações sensíveis para fora do ambiente governamental.

Para o gerente Carlos Rodrigo, com o lançamento do ConversAÍ Studio, o Serpro passa a oferecer ao governo brasileiro uma ferramenta capaz de unir inovação tecnológica, segurança e independência, fortalecendo o uso responsável da inteligência artificial na administração pública.

Semana de IA do Serpro

O evento foi realizado em outubro, na sede da empresa, em Brasília, cumprindo o objetivo de promover a discussão e o compartilhamento de experiências com palestras de especialistas de governo, empresas de TI e profissionais de mercado, além de workshops para apresentar cases reais, direcionamentos estratégicos e tendências globais na área.

Quer ver tudo o que rolou na Semana de IA do Serpro? Acesse o canal da empresa no Youtube e assista.

Marcado:

Deixe um Comentário