A Ripple anunciou uma parceria global com a Mastercard, WebBank e Gemini para testar a liquidação de transações com cartão de crédito utilizando a stablecoin RLUSD na blockchain pública XRP Ledger (XRPL). Essa iniciativa representa um dos primeiros casos em que um banco regulado dos EUA realiza pagamentos tradicionais com stablecoin, conectando finanças tradicionais à tecnologia blockchain.
Liquidação de transações com RLUSD
A colaboração utilizará a stablecoin da Ripple, RLUSD, no XRP Ledger (XRPL), para otimizar o processamento de pagamentos fiduciários realizados com o cartão de crédito da Gemini. A iniciativa foi criada para permitir que a RLUSD, operando na XRPL, facilite processos de liquidação baseados em blockchain entre a Mastercard e o WebBank, emissor do cartão de crédito da Gemini.
“Por meio de nossas parcerias com a Ripple, a Gemini e o WebBank, estamos utilizando nossa rede global de pagamentos para trazer os pagamentos com stablecoins reguladas para o mainstream financeiro”, disse Sherri Haymond, diretora global de Comercialização Digital da Mastercard. “Guiados pelo nosso compromisso com a liberdade de escolha do consumidor e uma abordagem responsável às stablecoins, que enfatiza proteção ao consumidor, condições equitativas e total conformidade regulatória, estamos permitindo liquidações hoje, enquanto exploramos como as stablecoins podem sustentar os casos de uso do futuro.”
Banco regulado nos EUA adota stablecoin
Uma vez implementado, este será um dos primeiros projetos em que um banco regulado dos Estados Unidos realizará liquidação de transações tradicionais com cartão por meio de uma stablecoin regulada em uma blockchain pública. A iniciativa amplia o trabalho já existente entre Ripple, Gemini e WebBank no cartão de crédito Gemini, que lançou uma edição baseada em XRP no início deste ano e serve como modelo de integração entre ativos digitais e programas de pagamento tradicionais.
“Os bancos estão em uma posição única para conectar a inovação da tecnologia blockchain à estabilidade do sistema financeiro tradicional”, afirmou Jason Lloyd, presidente e CEO do WebBank. “Nossa colaboração com a Mastercard, a Gemini e a Ripple nos permite explorar como stablecoins como a RLUSD podem tornar pagamentos institucionais mais rápidos e eficientes, sem abrir mão da segurança e confiabilidade que os clientes esperam dos bancos.”
“Com o cartão de crédito Gemini, estamos avançando na forma como os ativos digitais são integrados aos gastos do dia a dia”, disse Dan Chen, diretor financeiro da Gemini. “Nesta nova fase da colaboração, estamos demonstrando como a liquidação com stablecoin pode ser aplicada a um programa de cartão ativo, conectando a inovação da blockchain aos pagamentos reais dos consumidores.”
O futuro dos pagamentos com blockchain
“Instituições financeiras em todo o mundo estão cada vez mais reconhecendo o valor da blockchain e das stablecoins na modernização da movimentação de dinheiro”, afirmou Monica Long, presidente da Ripple. “Esta parceria representa um passo importante para demonstrar como ativos digitais regulados, como a RLUSD, podem aprimorar o processo de liquidação, abrindo caminho para que outros programas de cartão adotem stablecoins para pagamentos mais rápidos e em conformidade. O XRPL será a espinha dorsal desses e de outros casos de uso institucionais que estão transformando os serviços financeiros.”
Com custos baixos, processamento rápido e mais de uma década de desempenho consistente, o XRP Ledger oferece uma base confiável para pagamentos digitais. O XRP, moeda digital que alimenta o XRPL, continua desempenhando um papel essencial, ajudando a manter a segurança da rede e permitindo transações eficientes à medida que novos ativos, como a RLUSD, expandem seu uso.
A RLUSD é uma stablecoin lastreada em dólar americano, emitida sob a licença de empresa fiduciária do Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (NYDFS) e totalmente garantida por reservas em caixa e equivalentes de caixa. Desde seu lançamento no final de 2024, a RLUSD já ultrapassou US$ 1 bilhão em circulação, impulsionada pela adoção em plataformas DeFi, pela solução de pagamentos internacionais da Ripple e por parceiros institucionais.
Nos próximos meses, as empresas parceiras realizarão a integração inicial da RLUSD no XRPL, sujeita às aprovações regulatórias necessárias, e iniciarão o planejamento para integração nos processos de liquidação já existentes entre Mastercard e WebBank.





