A Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (AMIES) celebrou seu quinto aniversário com a Festa Anual e Solenidade de Entrega da Medalha do Mérito Educacional AMIES 2025. O evento, realizado em Brasília, reuniu cerca de 300 convidados, incluindo parlamentares, ministros, gestores públicos, reitores, advogados e representantes do setor educacional, para reconhecer contribuições à educação brasileira.
Homenageados
A Medalha do Mérito Educacional AMIES 2025 foi concedida a personalidades que se destacaram na defesa da educação e na promoção de políticas públicas com impacto social. Entre os homenageados, estiveram: Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados; os deputados federais Damião Feliciano e Tabata Amaral; o senador Alan Rick; o ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto; o ministro do STF André Mendonça; o ex-presidente José Sarney; o governador do Ceará, Elmano Freitas; e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.
Para o presidente da AMIES, deputado federal Moses Rodrigues, a celebração representa um momento de afirmação institucional. “A associação completa cinco anos e já demonstra sua força e vocação para o debate qualificado das políticas públicas de educação. Hoje, as instituições mantenedoras vinculadas à AMIES reúnem cerca de dois milhões de estudantes em todas as regiões do país. Esse protagonismo reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do Brasil através da Educação”, destacou.
Prioridade na Câmara
Durante a solenidade, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, ressaltou que a educação seguirá como prioridade de sua gestão.
Neste mandato, assumimos o compromisso de fortalecer a educação nacional. Já aprovamos projetos muito importantes como o Sistema Nacional de Educação, o projeto Mais Professor, para valorização dos nossos professores e estamos trabalhando com a comissão especial do Plano Nacional de Educação para as metas para os próximos dez anos. Queremos integrar a educação do nosso país desde o menor município até o maior estado e passando pela União, garantindo a boa aplicação dos recursos para uma educação de mais qualidade para todos. Hoje com essa homenagem, eu reassumo esse compromisso com a educação brasileira.
— Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados
Plano Nacional de Educação
A deputada federal Tabata Amaral, presidente da Comissão Especial do PNE, também comentou sobre os esforços para a construção coletiva do plano.
Tivemos mais de 3 mil emendas para o PNE, mais 1,3 mil nessa segunda rodada, realizamos uma série de seminários em todo o Brasil e o melhor é o consenso que estamos conseguindo construir. Temos tido um grande cuidado com a educação inclusiva, com a primeira infância, com o ensino superior e sem esquecer do importante papel da iniciativa privada. Também cuidamos muito da governança para garantir que haja recursos, que seja realizada a implementação de todas as ações e haja um acompanhamento de todas elas. Que esse dia nos inspire a continuar lutando pela educação brasileira.
— Tabata Amaral, presidente da Comissão Especial do PNE
Lançamento da revista AMIES
Ademais, durante o evento, foi lançada a revista institucional da AMIES, concebida para promover reflexão qualificada e interdisciplinar entre Educação, Direito e Políticas Públicas. A edição inaugural, com o tema Desafios Estruturais para o Desenvolvimento Econômico e Social do País pela Educação, reúne artigos, ensaios e análises de especialistas sobre os rumos da educação superior e os desafios de uma regulação eficiente, contemporânea e humanista.
Entre os autores, destacam-se o jurista e professor Ingo Wolfgang Sarlet, o ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski, e o ex-ministro da Educação José Henrique Paim Fernandes, além de pesquisadores e lideranças acadêmicas de diversas instituições.
Em breve, a revista poderá ser acessada no site da AMIES (www.amies.org.br). A publicação terá periodicidade regular e será voltada à produção e disseminação de conhecimento estratégico para o avanço da educação no país.






