A automação residencial atingiu um novo patamar com o Electra Tower, da Thozen Construtora. O empreendimento, com VGV de R$ 170 milhões, é o primeiro condomínio de luxo do país a operar como um ecossistema inteligente. Além de robôs concierge, o Electra Tower possui sistema de segurança com Inteligência Artificial (IA) e monitoramento automatizado de energia, água, gás e qualidade do ar.
Tecnologia e conveniência em Porto Belo
Localizado em Porto Belo (SC), o projeto combina tecnologia de ponta, conveniência e sofisticação arquitetônica em duas torres de 100 metros. A cidade litorânea tem se destacado como um novo polo de alto padrão no litoral catarinense.
O Electra Tower terá 192 apartamentos e oito coberturas distribuídos nas duas torres. O projeto oferece mini mercado, cafeteria e robôs concierge, além de um sistema de segurança por Inteligência Artificial e arquitetura que valoriza as raízes de Porto Belo. A expectativa é de valorização de até 80% até a entrega.
IA para segurança e bem-estar
Com o objetivo de integrar Inteligência Artificial (IA) em praticamente todas as rotinas do condomínio, a Thozen Construtora anunciou o pré-lançamento do Electra Tower. O projeto vai além dos sistemas de segurança convencionais e inclui robôs-concierge para entrega de encomendas direto nos apartamentos e monitoramento de ruído em áreas de lazer. A gestão de serviços também será automatizada. Além disso, os robôs atuarão como atendentes em uma loja conceito integrada ao empreendimento, que contará ainda com mini mercado e cafeteria. A expectativa é de valorização de até 80% até a entrega.
O Electra Towers representa um avanço concreto no uso da tecnologia no setor imobiliário. Em vez de soluções pontuais, projetamos um ecossistema integrado, no qual a Inteligência Artificial atua em diferentes frentes, da segurança ao bem-estar, passando pela conveniência e pela eficiência energética. — Magnos Franzen de Souza, presidente da Thozen
O sistema também monitora o consumo de água, gás e energia, além da qualidade do ar nas áreas comuns, contribuindo para a redução de desperdícios e da pegada de carbono. “Isso traz ganhos em eficiência, proteção e qualidade de vida para os moradores, além de valorizar o patrimônio dos investidores. Ao mesmo tempo, buscamos preservar a identidade de Porto Belo, unindo inovação de ponta e raízes culturais. Esse equilíbrio é o que define o futuro dos empreendimentos residenciais de alto padrão”, completa Franzen de Souza.
Monitoramento de piscinas e áreas infantis
O sistema de segurança do Electra, desenvolvido em colaboração com a Wave Technologies, atua com dupla checagem para reforçar a vigilância humana. A tecnologia monitora 24 horas todas as áreas comuns, identifica comportamentos atípicos e aumenta a proteção de ambientes sensíveis, como o playground infantil e piscinas.
Em aplicações práticas, o sistema é capaz de monitorar a área infantil e identificar possíveis quedas ou comportamentos de risco, acionando alertas automáticos para a equipe de segurança. A tecnologia também reconhece pets por meio de perímetros digitais, com delimitação de espaços onde podem circular, o que aumenta o controle sem comprometer o bem-estar dos animais.
Outras tecnologias implementadas
Integrado a um sistema inteligente de gestão de portaria, o recurso faz a dupla checagem entre moradores e visitantes para garantir mais precisão e agilidade no controle de acesso. A Inteligência Artificial está ainda conectada a uma rede de Internet das Coisas (IoT) que permitirá o monitoramento de consumo de água e gás em tempo real.
Outro diferencial é a presença de robôs concierge com IA multifuncionais: eles vão operar tanto na loja conceito do condomínio para oferecer serviços cotidianos, quanto na entrega automatizada de encomendas e refeições, levando os itens até a porta dos apartamentos. Trata-se de um recurso pouco usado no Brasil, que combina conveniência, segurança e inovação em uma única experiência.
Com duas torres de 100 metros e 192 apartamentos entre 113 m² e 123 m², além de oito coberturas, o Electra terá ticket médio de R$ 1,8 milhão e soma 37,8 mil m² de área construída. O projeto investe também na valorização cultural e arquitetônica local ao resgatar elementos das tradições de Porto Belo. O design une linhas contemporâneas e futuristas e referências regionais que reforçam a identidade da cidade em um empreendimento de alto padrão.
A área de lazer, com mais de 37 opções, reflete a proposta de unir tecnologia, bem-estar e convivência: clube piscina com prainhas e water play, wine bar com lareira, pub gourmet, clube gourmet com cozinha do chef, spa indoor & outdoor, redário, horta comunitária, praça pet friendly e até um mercado 24 horas. Cada detalhe foi planejado para transformar o condomínio em um ecossistema completo de moradia, lazer e serviços.






