Home / Meio Ambiente / Fafá de Belém narra série sobre ciência na Amazônia para COP30

Fafá de Belém narra série sobre ciência na Amazônia para COP30

Fafá de Belém narra série sobre ciência na Amazônia para COP30

A cantora Fafá de Belém será a narradora da série “Amazônia – mãe da ciência”, uma co-produção da Globo e EPTV especialmente criada para a COP30. A série, que busca destacar a importância da ciência na Amazônia, terá cinco episódios e será exibida durante a primeira semana da COP30, de 10 a 14 de novembro, no Jornal da EPTV 2ª Edição, nas quatro emissoras das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e sul de Minas Gerais. Além disso, a CBN, em Campinas e Ribeirão, também transmitirá o conteúdo da série em formato especial para rádio.

Série destaca a Amazônia como fonte de ciência

A série “Amazônia – mãe da ciência” tem como objetivo mostrar como a maior floresta tropical do mundo inspira descobertas científicas brasileiras essenciais para o futuro do planeta. Serão apresentadas cinco pesquisas de cientistas das regiões de cobertura da EPTV que estarão presentes no evento mundial em Belém (PA). Os temas abordados incluem uma máquina do tempo na floresta amazônica que prevê o clima, crédito de carbono, bioeconomia, o poder das sementes e o peixe-boi que produz etanol.

Marina Silva na série Amazônia - mãe da ciência
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, é uma das entrevistadas da série “Amazônia – mãe da ciência” – Crédito: Divulgação

Fafá de Belém dá voz à Amazônia

Um dos destaques da série é a participação da cantora Fafá de Belém, que pela primeira vez na carreira empresta sua voz à Amazônia. Nos cinco episódios, Fafá falará em primeira pessoa, como uma mãe que observa, acolhe e adverte.

Além disso, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também participa da série, refletindo sobre a urgência da preservação e o papel do conhecimento científico brasileiro.

Eu só tenho a agradecer a EPTV pela oportunidade de poder dar a minha opinião sobre questões tão necessárias. Obviamente que eu não sou cientista, eu sou professora de história, mas eu valorizo muito quando o conhecimento e as ciências nos ajudam a fazer políticas públicas com base em dados e evidência.

— Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Estreia e alcance da série

As gravações do especial começaram em julho de 2025, com o jornalista Heitor Moreira e o repórter cinematográfico Jefferson Souza entrevistando mais de 10 especialistas na área de cobertura da EPTV e em Manaus (AM).

“Amazônia – mãe da ciência” estreia no Jornal da EPTV 2ª Edição no dia 10 de novembro, a partir das 19h. Além da CBN, a série também terá conteúdo no programa EP Agro, no g1 e nas redes sociais do jornalismo da EPTV.

Marcado:

Deixe um Comentário