Lázaro Ramos, Fernanda Montenegro e Astrid Fontenelle encabeçam o ranking Ipsos das celebridades mais influentes do Brasil. A pesquisa, intitulada Most Influential Celebrities, avalia o poder de influência, ou seja, a capacidade de provocar mudanças em comportamentos, ações e opiniões. Os nomes listados geram identificação e conexão emocional com o público, sendo referências em suas áreas.
O Top 5 das Celebridades e dos Influenciadores
Neste ano, Lázaro Ramos ocupa o 1º lugar, seguido por Fernanda Montenegro em 2º e Astrid Fontenelle em 3º. Em quarto lugar, há um empate entre Érika Januza e Carlos Tramontina. Xuxa e Ivete Sangalo também empatam, mas na quinta posição.
Além da lista de celebridades, o ranking avalia os influenciadores digitais. Os três primeiros colocados são Iberê Thenório (Manual do Mundo), Leon Martins (Coisa de Nerd) e Bruna Tavares (jornalista e empresária do setor de beleza). Camila Pudim está em quarto lugar e Camila de Lucas em quinto.
A Força da Credibilidade e da Confiança
Luciene Santiago, Gerente de Creative Excellence na Ipsos, diferencia celebridades de influenciadores. Segundo ela, a força das celebridades reside na credibilidade e confiança construídas ao longo de carreiras sólidas, com grande exposição na mídia tradicional.
No caso das celebridades, a força deles não vem só de uma plataforma ou de um único tema, mas de credibilidade e confiança construídas ao longo de carreiras sólidas e de grande exposição na mídia tradicional. Eles são percebidos como vozes de autoridade, pessoas talentosas e, por isso, suas opiniões e posicionamentos têm enorme peso para a população em geral.
— Luciene Santiago, Gerente de Creative Excellence na Ipsos
Por outro lado, os influenciadores digitais não necessitaram da grande mídia. “Eles criaram seus próprios ecossistemas em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok, estabelecendo uma relação de confiança e proximidade com seus seguidores”, completa Luciene.
Confiança em Alta na Edição de 2025
O indicador de Confiança/Credibilidade continua sendo o mais importante para avaliar o poder de influência. Aliás, nesta edição, ele ganhou ainda mais peso, passando de 19,5 em 2024 para 27,4 em 2025. Isso indica que o público está mais atento ao alinhamento entre discurso e ação dos famosos.
Pela primeira vez, o levantamento incluiu a avaliação de influenciadores criados por Inteligência Artificial: Lu, do Magalu, e Marisa Maiô. Apesar de Marisa não ter tido muitas avaliações, Lu teve um bom desempenho no quesito Confiança/Credibilidade, alcançando um score de 119.
O Crescimento do Indicador “Sucesso”
Outra mudança importante foi o crescimento do segundo indicador mais relevante do ranking: “Sucesso”. Ele teve um aumento de quase 50% na pontuação, saltando de 12,3 em 2024 para 19 em 2025. Juntamente com Confiança/Credibilidade, este indicador contribui para determinar a influência de uma celebridade. Fernanda Torres, indicada ao Oscar deste ano, é um dos nomes que mais se destacam neste quesito.
Em contrapartida, Beleza, que já ocupou as primeiras posições, aparece em sexto lugar. Outros critérios avaliados incluem Conexão Jovem/Modernidade, Carisma, Bom exemplo, Engajamento em causas sociais/ambientais, Hábitos Saudáveis e Diversidade.
Os Mais Influentes na Geração Z
A pesquisa também elaborou um ranking específico para a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012). Larissa Manoela lidera como a celebridade mais influente para este grupo. Outros nomes coincidem com a lista geral, como Érika Januza (2º lugar), Xuxa (3º lugar) e Lázaro Ramos (4º lugar). A dupla sertaneja Jorge e Mateus aparece em quinto lugar.
Entre os influenciadores digitais, as posições se mantêm com Iberê Thenório, Leon Martins e Bruna Tavares nas três primeiras colocações. Valen Bandeira (atriz e apresentadora) e Tata Estanieck (empresária e criadora de conteúdo) ocupam o quarto e quinto lugares, respectivamente.
Temos perfis diferentes, mas com algo em comum: são pessoas com engajamentos em causas sociais e ambientais, que ressoam muito com essa geração. Eles se tornam ícones porque representam as aspirações e valores dos jovens, conectando-se com seus seguidores por meio de criatividade, autenticidade e uma firme convicção em fazer a diferença no mundo.
— Luciene Santiago, Gerente de Creative Excellence na Ipsos
Metodologia da Pesquisa
O estudo online quantitativo foi realizado pela Ipsos com 2.500 entrevistas em todo o território nacional, com amostra representativa das classes ABC, entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.
Para mensurar o poder de influência, a Ipsos avaliou cinco aspectos:
- Influência na decisão de compra.
- Influência na opinião.
- Contribuição para a confiança de uma marca.
- Atuação na credibilidade de uma marca.
- Influência na experimentação de uma marca ou produto.
Além disso, foi considerada uma lista com mais de 40 atributos para diversas análises.






