A Ripple, empresa de tecnologia financeira focada em soluções em cripto para negócios, anunciou a aquisição da Palisade, especializada em carteiras e custódia de ativos digitais. O objetivo é ampliar as capacidades de custódia da Ripple, permitindo atender fintechs, empresas nativas de cripto e corporações.
Ripple Custody: segurança para ativos digitais
O Ripple Custody foi desenvolvido para bancos e instituições financeiras que desejam armazenar ativos digitais, stablecoins ou Real World Assets (RWAs) com segurança. Com a aquisição da Palisade, a Ripple passa a atender a um conjunto mais amplo de clientes e casos de uso.
A Palisade traz uma tecnologia de “wallet-as-a-service” segura, ágil e escalável, projetada para a movimentação rápida de valores e fácil integração. É ideal para clientes que buscam uma solução pronta para transações de alta frequência, operações de entrada e saída (on- e off-ramps) e pagamentos.
A custódia segura de ativos digitais é o que possibilita o funcionamento da economia cripto, é a base sobre a qual todo negócio impulsionado por blockchain se sustenta. Por isso, ela está no centro da estratégia de produtos da Ripple.
— Monica Long, presidente da Ripple
Próxima onda de adoção cripto
Além disso, Monica Long ainda acrescenta: “As grandes corporações estão prestes a impulsionar a próxima grande onda de adoção cripto. Assim como vimos os grandes bancos passarem da observação à construção ativa nesse mercado, as empresas agora estão entrando com força, e precisam de parceiros licenciados, confiáveis e com soluções completas”.
Ainda de acordo com a executiva, a combinação do cofre de nível bancário da Ripple com a carteira rápida e leve da Palisade faz do Ripple Custody o provedor completo para todas as necessidades institucionais, desde o armazenamento de longo prazo até pagamentos globais em tempo real e gestão de tesouraria.
Clientes e recursos do Ripple Custody
O Ripple Custody já é utilizado por instituições globais, incluindo Absa Bank, BBVA, DBS e Société Générale – FORGE. O serviço atua como um “cofre” seguro para ativos institucionais em cripto, oferecendo trilhas de auditoria invioláveis e processos de aprovação criptográfica ideais para requisitos de conformidade. Ele também permite o gerenciamento de múltiplos cofres, oferecendo uma visão consolidada de ativos e locais de custódia.
A arquitetura da Palisade combina governança e recursos avançados de segurança, incluindo Multi-Party Computation (MPC) e arquitetura zero-trust, com provisionamento rápido de carteiras, suporte multichain e integração com o ecossistema DeFi.
Principais recursos da tecnologia Palisade:
- Multi-Party Computation (MPC): solução de segurança que divide as chaves das carteiras em frações (“fragmentos”).
- Arquitetura Zero-Trust: requer verificação rigorosa de cada usuário e dispositivo que tenta acessar os recursos da rede.
- Provisionamento rápido de carteiras: permite criar e implantar novas carteiras digitais em escala.
- Suporte multichain: possibilita armazenar e gerenciar ativos digitais em diferentes blockchains.
- Integração com DeFi: permite interação com protocolos de finanças descentralizadas, como plataformas de empréstimo ou rendimento.
Integração com Ripple Payments
A tecnologia da Palisade também será integrada diretamente ao Ripple Payments, ampliando os casos de uso que exigem movimentação de valor de forma rápida e eficiente. Essa integração fornecerá a infraestrutura central para pagamentos recorrentes e operações de cobrança, provisionando carteiras com segurança em larga escala, facilitando assinaturas de transações em alta velocidade e transferindo fundos de forma eficiente para contas operacionais.
A Ripple continua aprimorando sua solução de custódia para acelerar a adoção corporativa, com integrações a provedores líderes de conformidade cripto, como Chainalysis e Elliptic.
Com mais de uma década de experiência e mais de 75 licenças e registros regulatórios em todo o mundo, a Ripple está em uma posição para fazer a ponte entre o sistema financeiro tradicional e o universo das finanças descentralizadas.
Investimentos no ecossistema de ativos digitais
A aquisição da Palisade reforça a estratégia de expansão e investimento agressivo da Ripple no ecossistema de ativos digitais. Somente neste ano, a empresa realizou grandes aquisições, incluindo o prime broker Hidden Road (agora Ripple Prime), a plataforma de pagamentos em stablecoin Rail e a provedora de sistemas de gestão de tesouraria GTreasury. No total, a Ripple já investiu aproximadamente US$ 4 bilhões no ecossistema cripto por meio de investimentos estratégicos e fusões e aquisições.






