Home / Tecnologia / Autolabor e Cricut levam laboratórios maker móveis às escolas

Autolabor e Cricut levam laboratórios maker móveis às escolas

Autolabor e Cricut levam laboratórios maker móveis às escolas

A Cricut Brasil e a Autolabor firmaram uma parceria para levar laboratórios maker móveis de tecnologia a escolas de ensino fundamental e médio em todo o país, ampliando o acesso de escolas de ensino fundamental e médio a tecnologias criativas voltadas à educação. A colaboração resultou na integração das máquinas de corte da Cricut ao Automaker, laboratório maker móvel desenvolvido pela Autolabor para instituições de ensino públicas e privadas que não dispõem de espaço físico para laboratórios fixos.

Automaker: laboratório móvel de criatividade

Com 28 anos de atuação e reconhecida pela criação de soluções móveis e didáticas, a Autolabor aposta no Automaker como o mais novo laboratório didático a integrar o seu portfólio de laboratórios móveis. O equipamento funciona de forma itinerante e tem como proposta transformar qualquer espaço em um ambiente de criatividade e de aprendizagem.

O Automaker vem equipado com central de comando computadorizada, impressoras 3D, cortadoras a laser, ferramentas manuais, conjunto de robótica e prototipagem e, agora, com as soluções da Cricut, que assumem papel fundamental na criação de trabalhos escolares em diversas disciplinas, de artes a matemática, geografia, física e história, entre outras.

O grande diferencial da Cricut é sua simplicidade aliada à robustez tecnológica. A linha de aprendizagem é fácil, o design é intuitivo e o professor não encontra barreiras para operar a máquina em sala de aula. A Cricut é para todos os públicos e aprimora ainda mais o trabalho escolar, permitindo que os alunos assimilem conteúdos de maneira mais dinâmica e criativa.

— Vinícius Gonçalves, gerente da Cricut Brasil

Expansão e segurança

O Automaker já foi homologado e certificado conforme as normas de segurança vigentes. A expectativa é que, em seu primeiro ano de operação, atinja uma produção superior a 100 laboratórios por mês. Lançado nacionalmente em abril de 2025, o projeto foi desenvolvido ao longo de três anos e apresenta versões específicas para cada segmento da educação básica: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, reunindo ferramentas diferenciadas de acordo com a faixa etária dos estudantes.

Segundo Odir Ferreira Filho, diretor executivo da Autolabor, ao conhecer a marca, a decisão foi instantânea. “Optamos por incorporar a Cricut em nossos laboratórios Maker por considerarmos o equipamento mais completo do segmento, com simples utilização e altíssima qualidade. Nosso compromisso é sempre oferecer o melhor para professores e alunos”, explica o executivo.

Suporte pedagógico alinhado à BNCC

Além da infraestrutura tecnológica, o projeto inclui suporte pedagógico alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), manuais e capacitação ao docente, garantindo que os professores tenham acesso a ideias de projetos e possam explorar desde a robótica até a criação de protótipos e atividades interdisciplinares.

Marcado:

Deixe um Comentário