Home / Pesquisa / Brasileiros priorizam segurança, corrupção e desigualdade, diz estudo

Brasileiros priorizam segurança, corrupção e desigualdade, diz estudo

Brasileiros priorizam segurança, corrupção e desigualdade, diz estudo

Segurança, corrupção e desigualdade social são as maiores preocupações dos brasileiros, aponta um estudo recente. A pesquisa “ESG Global Market Research”, liderada no Brasil pela Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado, monitorou o entendimento da população de 13 países sobre questões de ESG (ambiental, social e governança).

Entre julho e agosto deste ano, foram entrevistadas 7.298 pessoas. Os brasileiros se mostraram mais preocupados com a segurança pública (46%) e a corrupção (45%), seguidos pela desigualdade social (39%).

Corrupção x Inflação

A corrupção, principal preocupação em países como EUA, Canadá, China, Alemanha e França, fica em quarto lugar no Brasil (35%). Desigualdade de gênero (4%), emissões de CO2 (4%) e ética nas empresas (3%) são as menores preocupações.

Silvio Pires de Paula, fundador e presidente da Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado, explica:

Pela história recente da economia e da política do país, o brasileiro tem a percepção que outros problemas são reflexo direto da segurança e da corrupção e que, sem ela, teríamos uma solução em cascata resolvendo, por exemplo, a inflação, não tão lembrada quanto outras inquietações.

— Silvio Pires de Paula, fundador e presidente da Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado

Além disso, o especialista acrescenta que os resultados refletem um sentimento de desconfiança e frustração com as instituições e com o uso dos recursos públicos, interpretando a corrupção como um problema estrutural.

Comparativo Global

A pesquisa também compara o pensamento do brasileiro com o de outros países da América do Norte, Europa e Ásia. Na maioria deles, a maior preocupação é a inflação, com exceção de Romênia, Suécia, Tailândia e Brasil.

No que diz respeito à segurança pública, o Brasil lidera com 46%, 23 pontos percentuais acima da média global (23%). Quanto à corrupção, o Brasil (45%) também supera a média global (24%), mas fica atrás de Croácia (54%) e Romênia (52%).

Outras prioridades

Contudo, esses temas não são as maiores preocupações em todos os países. Nos Estados Unidos, por exemplo, economia e assistência médica ocupam o 2º e 3º lugar no ranking.

Sobre a Pesquisa

O “ESG Global Market Research” monitora os principais pontos de percepção do ESG em 13 países da América do Norte, Europa e Ásia. A pesquisa, realizada entre 10 de julho e 15 de agosto de 2025, utilizou metodologias CAWI e CAPI, com margem de erro de 1,15 p.p.

Sobre a Demanda Pesquisa

A Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado, fundada em 1967, é especialista em pesquisa de mercado, oferecendo soluções personalizadas e inovadoras no Brasil e na América Latina.

Marcado:

Deixe um Comentário