Home / Sociedade / Consciência Negra: Projeto Quipea atua em comunidades quilombolas

Consciência Negra: Projeto Quipea atua em comunidades quilombolas

Consciência Negra: Projeto Quipea atua em comunidades quilombolas

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, o Projeto Quipea (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental) preparou uma série de atividades em comunidades quilombolas de oito municípios do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. As ações, abertas ao público, acontecem entre 20 e 23 de novembro e reforçam o compromisso da Shell Brasil com o respeito à diversidade, à cultura afro-brasileira e ao diálogo com comunidades tradicionais.

O Quipea, que é uma condicionante do licenciamento ambiental das atividades de exploração e produção da Shell, conduzido pelo IBAMA, tem como objetivo fortalecer a organização social das comunidades quilombolas e valorizar seus saberes, histórias e expressões culturais.

As comunidades quilombolas se mobilizam em torno de ações que incluem oficinas, apresentações culturais, feiras, debates, celebrações religiosas e encontros de saberes tradicionais. O intuito é fortalecer o sentimento de pertencimento e valorizar o papel histórico do povo negro e quilombola na formação do Brasil.

Compromisso com a diversidade

Suely Ortega, consultora sênior de Performance Social da Shell Brasil, destaca o orgulho da empresa em apoiar iniciativas que valorizam a diversidade cultural e promovem o fortalecimento das comunidades tradicionais.

A Shell tem orgulho de apoiar iniciativas que valorizam a diversidade cultural e promovem o fortalecimento das comunidades tradicionais. O Quipea é um exemplo de como o diálogo e a parceria podem gerar resultados duradouros, conectando conhecimento, identidade e sustentabilidade. Celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra junto às comunidades quilombolas reforça nosso compromisso com o respeito à ancestralidade e com a promoção da equidade em todos os territórios onde atuamos — Suely Ortega, consultora sênior de Performance Social da Shell Brasil

A programação contempla comunidades no Rio de Janeiro e Espírito Santo, reunindo quilombos que promovem momentos de reflexão, bem-estar e integração social. Dessa forma, é reforçado o compromisso com a preservação da cultura afro-brasileira e a luta por igualdade racial.

Programação

Confira a programação completa:

Região dos Lagos

20/11 – Araruama

Quilombo Sobara – Associação dos Remanescentes de Quilombo Sobara

Horário: 8h30 às 13h

Local: Estrada da Sobara, Sítio Bem-Fica, S/Nº, São Vicente – Araruama/RJ

Tema: A Luta Contra o Racismo e o Bem Viver com as Mulheres

Atividade de reflexão que reunirá mulheres do Quilombo Sobara em uma roda de conversa sobre como o combate ao racismo está ligado ao bem viver das mulheres negras. Será um momento de escuta, troca de experiências e fortalecimento da luta. As ações reforçam a identidade e a memória do povo negro ao promover o diálogo e a valorização das mulheres quilombolas.

20/11 – Armação dos Búzios

Quilombo da Rasa – Associação dos Remanescentes de Quilombo da Rasa

Horário: 10h às 16h

Local: Mercado do Pescador – Praça Quilombola

Tema: Viva a Casa de Farinha: o sabor da resistência e da memória quilombola

Reflexão sobre a valorização das memórias comunitárias e o fortalecimento das práticas tradicionais. Com foco na produção da farinha, o evento evidencia a importância do trabalho e da oralidade na transmissão de saberes. A programação inclui roda de conversa, escuta de histórias, apresentações culturais e almoço comunitário com feijoada.

20/11 – Armação dos Búzios

Quilombo Baía Formosa – Associação dos Remanescentes do Quilombo Baía Formosa

Horário: 10h30 às 14h30

Local: Sede da Associação do Quilombo de Baía Formosa

Tema: A luta pela preservação do território quilombola em seus aspectos econômicos, culturais e ambientais diante dos diferentes impactos

Evento voltado à reflexão sobre a luta histórica do povo negro pela preservação do território, reconhecendo o quilombo como espaço de resistência, cultura e sustentabilidade. A programação conta com roda de conversa, apresentações culturais e feijoada.

20/11 – Cabo Frio

Quilombo Maria Joaquina – Associação Remanescente Quilombola de Maria Joaquina

Horário: 13h às 17h

Local: Sede da Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Joaquina

Tema: Resistência Ancestral: Vozes

Celebração das raízes quilombolas, com reflexões que ampliam a consciência crítica da comunidade sobre seu papel histórico e político. É um momento de reafirmação da identidade coletiva, reforçando os significados culturais e a manutenção das memórias dos antepassados. A programação inclui roda de conversa, exibição de vídeo, desfile de moda e apresentações culturais.

22/11/2025 – Cabo Frio

Quilombo de Preto Forro – Associação dos Remanescentes do Quilombo de Preto Forro

Horário: 9h30 às 12h30

Local: Centro Cultural Leonídia Maria dos Santos – Preto Forro

Tema: Celebração Cultural e Bem-Estar na Comunidade de Preto Forro

A comunidade promoverá a preparação coletiva de feijoada e xaropes caseiros, além de uma roda de conversa. A ação reforça a transmissão de saberes intergeracionais, fortalece a identidade comunitária e incentiva o protagonismo cultural por meio de práticas e memórias que compõem o patrimônio histórico e social da comunidade.

22/11/2025 – Cabo Frio

Quilombo Maria Romana – Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Romana

Horário: 8h às 14h

Local: Galpão – Sede da Comunidade dos Remanescentes Quilombolas de Maria Romana

Tema: Ancestralidade

Roda de conversa e contação de histórias voltadas à valorização da ancestralidade quilombola, contribuindo para a reflexão sobre a história de resistência do povo negro e o fortalecimento da identidade comunitária. O evento contará com café da manhã, participação dos griôs e dos mais velhos do quilombo, além da exibição de um acervo fotográfico da comunidade.

23/11 – Cabo Frio

Quilombo Botafogo – Associação dos Remanescentes do Quilombo Botafogo

Horário: 10h às 15h

Local: Igreja Pentecostal de Fogo Puro (Pastor João Carlos) – Estrada Trimumum, 80, Restinga, Botafogo, Cabo Frio/RJ

Tema: Conceito Histórico de Quilombos

O evento é voltado às famílias da comunidade e contará com palestra, roda de conversa, apresentações artísticas e desfile da beleza negra. A programação visa fortalecer os laços comunitários, facilitar a autoidentificação e incentivar a participação da comunidade nos espaços de luta por direitos.

Norte Fluminense

20/11 – Campos dos Goytacazes

Quilombos Aleluia, Batatal e Cambucá – Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Quilombolas de Aleluia, Batatal e Cambucá

Horário: 9h às 13h

Local: Sede da Associação Quilombola em Aleluia

Tema: Justiça Climática: agricultura familiar no fortalecimento da luta do território

O evento contará com um café quilombola seguido de uma caminhada educacional pela comunidade. Em seguida, haverá uma roda de conversa com troca de sementes e mudas, além do plantio de uma árvore nativa. As crianças participarão da oficina “Fabricando um brinquedo dos nossos antepassados”, e o evento será encerrado com almoço e o tradicional cantão de banana.

20/11 – Quissamã

Comunidade de Boa Vista – Salão Comunitário

Horário: 8h às 11h

Local: Salão Comunitário de Boa Vista

Tema: A importância histórica do 20 de novembro: memórias, resistência e identidade quilombola

Atividade com café da manhã quilombola, exibição de vídeo e roda de conversa sobre a importância do Dia da Consciência Negra.

22/11/2025 – São Francisco de Itabapoana

Quilombo Barrinha – Associação Quilombola de Barrinha

Horário: 12h30 às 14h30

Local: Sede da Associação Quilombola de Barrinha

Tema: Raízes que Resistam: ancestralidade, cultura e identidade quilombola

A atividade contará com roda de conversa sobre tradições e saberes quilombolas, roda de jongo raiz e almoço.

Quilombo Deserto Feliz – Associação Quilombola de Deserto Feliz

Horário: 10h30 às 13h30

Local: Quintal da presidente Walquíria

Tema: A Busca por Igualdade Social

Desfile em homenagem à beleza negra, apresentação de dança e tradicional roda de jongo, encerrando com almoço quilombola.

23/11 – Campos dos Goytacazes

Quilombo Conceição do Imbé – Casa do Presidente da Associação e Campo de Futebol da Comunidade Quilombola de Conceição do Imbé

Horário: 9h às 13h

Local: Campo de futebol e casa do presidente da associação

Tema: Consciência Negra em Campo: esporte, cultura e ancestralidade quilombola

O evento celebrará o 20 de novembro com momentos de reflexão, esporte e convivência comunitária, incluindo torneio de futebol entre times locais, fala sobre Consciência Negra e entrega de copos sustentáveis. O encerramento contará com a partilha do prato tradicional “cantão”, preparado por mulheres da comunidade.

Espírito Santo

20/11 – Presidente Kennedy

Quilombos Boa Esperança e Cacimbinha – Associação de Moradores Quilombolas de Boa Esperança e Cacimbinha

Horário: 8h às 12h10

Local: Campo de futebol de areia em frente à Associação Quilombola de Boa Esperança

Tema: A Pedagogia da Consciência: o fortalecimento de uma identidade cultural

Seminário voltado a professores e lideranças para debater a aplicação da Lei 10.639/2003 nas escolas. O evento incluirá homenagens aos professores, desfile para exaltar a beleza quilombola e almoço de encerramento.

20/11 – Itapemirim

Quilombo Graúna – Associação Comunitária dos Quilombolas de Graúna

Horário: 14h às 16h30

Local: Associação Quilombola de Graúna

Tema: II Encontro com Griôs – Vozes e Saberes da Ancestralidade

O evento contará com roda de conversa sobre “Vozes e Saberes dos Griôs”, conduzida por cinco membros da comunidade. Haverá desfile dos mais velhos, homenagens, café da tarde e música.

Marcado:

Deixe um Comentário