O caça Gripen F-39 decolou do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC) nesta quarta-feira (19), às 9h03, para realizar seu primeiro voo em território brasileiro. A aeronave, de matrícula FAB 4111, seguiu para a Base Aérea de Anápolis (GO), onde pousou pouco mais de uma hora depois.
Navegantes como ponto de apoio
Esta foi a segunda operação do tipo realizada em Navegantes em 2025, o que reforça o papel do aeroporto como ponto de apoio para a chegada e a preparação dos novos caças da Força Aérea Brasileira. O FAB 4111 chegou ao Brasil na última sexta-feira (14/11), após viagem marítima desde a Suécia. Depois de desembarcar no porto, percorreu as ruas do município até o aeroporto, onde passou pelos ajustes técnicos necessários feitos pela equipe da SAAB antes de estar pronto para voar.
O gerente do aeroporto, Wilson Rocha, expressou a satisfação da equipe em participar desse processo:
Mais uma vez participamos com nossas equipes numa ação colaborativa no apoio da missão de transbordo da aeronave Gripen conduzida pela FAB, reafirmando nossa posição logística e estratégica na região.
— Wilson Rocha, gerente do aeroporto de Navegantes
Relevância estratégica do terminal
Com a decolagem, Navegantes encerra mais uma operação de grande relevância, demonstrando preparo, organização e a importância do terminal para missões que fazem parte de projetos estratégicos do país. Além disso, o aeroporto se consolida como um ponto chave para o suporte logístico das operações da Força Aérea Brasileira.
Para mais informações e imagens da Operação Navegantes, acesse: https://we.tl/t-4NG4pmzP0W






