O cientista e estrategista político Emanoelton Borges, CEO da Alfa Inteligência, da Paraíba, foi um dos grandes destaques do Napolitan Victory Awards 2025, realizado em Washington, nos Estados Unidos. O evento, considerado o “Oscar da política mundial”, premiou o brasileiro na noite do último sábado (8), sendo promovido pela Washington Academy of Political Arts & Sciences (WAPAS) e reconhecendo os principais nomes e iniciativas globais em comunicação e marketing político.
Alfa Inteligência é premiada
Nesta edição, a Alfa Inteligência venceu em duas categorias: “Melhor Empresa de Pesquisa do Ano” e “Pesquisador Eleitoral do Ano”, com Emanoelton Borges. O resultado consolida a Alfa como uma das referências internacionais em análise de comportamento e uso de dados aplicados à estratégia política.
Além dos prêmios, Borges também foi incluído na lista COMPOL 100, da revista Washington COMPOL, que reúne os 100 profissionais mais influentes do mundo na comunicação política. O reconhecimento reforça a trajetória do executivo à frente da Alfa, empresa responsável por mais de 7 milhões de entrevistas e 5 mil grupos focais realizados em todo o Brasil.
Estar entre os 100 profissionais mais influentes do mundo e ver a Alfa reconhecida internacionalmente é uma confirmação de que o Brasil produz inteligência política e científica de alto nível. Esse prêmio é um tributo à equipe e à nossa crença no poder dos dados para compreender e representar melhor a sociedade.
— Emanoelton Borges, CEO da Alfa Inteligência
Experiência e inovação
Com mais de 15 anos de experiência em campanhas eleitorais e gestão pública, Borges é referência em análise de cenário, comportamento do eleitor e inovação em pesquisas. Ele aplica inteligência artificial e big data para leitura de tendências e apoio à tomada de decisão.






